IPVC Solidário lança campanha de crowdfunding

30/11/2022

Serão apoiados quatro projetos desenvolvidos por docentes e estudantes do IPVC para instituições de solidariedade social.

Alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolveram os projetos, mas agora é preciso dar o passo seguinte e avançar para a sua concretização. Para isso, o IPVC lançou uma campanha de crowdfunding, cujo acompanhamento e participação podem ser feitos em https://ppl.pt/causas/ipvc.

“O meu quarto e a minha sala”, reorganização e remodelação do espaço envolvente da Fundação AMA Autismo, “Hospital de brinquedos” e “Horta pedagógica e terapêutica”. São estes os nomes dos quatro projetos que precisam da ajuda de todos. Um euro dado por cada um de nós é suficiente, mas poderão ser naturalmente bem mais. A generosidade e as possibilidades de cada um são todas bem-vindas.

A campanha acontece no âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade. E numa altura em que nos aproximamos na época natalícia, a participação nesta campanha de crowdfunding, e as causas que ela se propõe ajudar, afigura-se uma boa oportunidade para demonstrar o espírito solidário de cada um.

Os contributos foram vários. Depois de ouvidos utentes e colaboradores, nasceu o projeto “O meu Quarto e a minha Sala”, vocacionado para a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo. Desenvolvido por docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, o projeto pretende tornar os espaços da instituição mais confortáveis, acolhedores, seguros e diferenciadores de acordo com as necessidades e as individualidades das crianças e jovens acolhidos. A Casa dos Rapazes é uma IPSS que se dedica à proteção de crianças e jovens.

Para responder às necessidades da população com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e suas famílias nasceu o projeto que se foca na reorganização e remodelação do espaço exterior do Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação AMA Autismo. É este o fundamento do segundo projeto que espera a ajuda de todos para se concretizar.

A campanha crowdfunding prolonga-se até 6 de janeiro e alberga mais duas iniciativas: “Hospital dos brinquedos”, que surge com o propósito de reutilizar e reparar brinquedos eletrónicos, dando-lhes uma nova vida e oferendo-os a crianças e jovens em IPSS´s, e a “Horta pedagógica e terapêutica”, que pretende encorajar a prática da agricultura biológica e da jardinagem e ainda comprometer os participantes na construção de um campus mais sustentável.

Razões não faltam para aderir a esta campanha. Basta entrar no site https://ppl.pt/causas/ipvc e fazer o seu donativo. No entanto, ao inscrever-se no seminário “Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Partilha de práticas e implementação do Sistema de Gestão”, que o IPVC organiza a 7 de dezembro, também estará a ajudar esta campanha de crowdfunding, uma vez que a inscrição irá reverter na totalidade para a iniciativa.

Atualizado em 30/11/2022