IPVC recebe XXX Jornadas de Classificação e Análise de Dados

24/01/2023

JOCLAD irão acontecer em abril, mas as inscrições estão já a decorrer. A iniciativa é organizada em parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e a Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai ser palco das XXX Jornadas de Classificação e Análise de Dados – JOCLAD 2023 –, que irão acontecer entre os dias 20 e 22 de abril, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

Trata-se de uma conferência anual dirigida a docentes, investigadores, estudantes e utilizadores, que partilhem interesses na área da Classificação e Análise de Dados.

Estas jornadas assumem três objetivos primordiais: promover, apoiar, desenvolver e divulgar a investigação científica na área de Data Science; promover a colaboração e o intercâmbio científicos na área de Data Science entre investigadores, empresas e outras organizações e, ainda, oferecer formação naquela área.

A data para a submissão de trabalhos para as JOCLAD termina a 31 de janeiro, esperando-se que a Comissão Científica se pronuncie até final de fevereiro.

De forma a estimular a participação de jovens investigadores nestas Jornadas, foram instituídas as Bolsas CLAD, às quais podem concorrer estudantes de mestrado ou doutoramento nas áreas científicas da CLAD, com trabalhos originais baseados ou não nas suas dissertações.

Foi também criado o Prémio Fernando Nicolau, uma distinção com periodicidade bienal, que pretende divulgar e galardoar trabalhos em Data Science e Classificação e Análise de Dados, publicados a nível internacional por sócios da CLAD, estimulando a publicação nas áreas científicas da CLAD. Trata-se de uma forma que a organização encontrou para homenagear Fernando Nicolau, sócio fundador e corresponsável pela criação da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados.

As Jornadas de Classificação e Análise de Dados são uma organização da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados, em articulação com o Politécnico de Viana do Castelo.

Mais informações e inscrições em http://joclad.ipt.pt/joclad2023/.

Atualizado em 05/04/2023