Bolsas de Estudo: Candidaturas decorrem até 30 de setembro

19/07/2021

Está a decorrer, até 30 de setembro, o período de submissão de requerimento à atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior. Também está disponível a submissão de requerimentos à atribuição de bolsas de estudo para estudantes com incapacidade. Os alunos que frequentam ou vão frequentar o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) têm ainda outras Bolsas de Estudo disponíveis.

Os alunos podem submeter a candidatura às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior 20 dias úteis após a data de matrícula/inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro e 20 dias úteis, subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio pela entidade promotora (licenciados ou mestres em estágio profissional).

Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro.

O requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

A candidatura é feita on-line na plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Caso não possua as credenciais de acesso, o estudante deve dirigir-te aos SAS -IPVC para efetuar o pré-registo.

Podem ser atribuídas bolsas de estudo no âmbito do sistema de apoios sociais para a frequência de cursos ministrados em instituições de ensino superior os estudantes inscritos em cursos técnicos superiores profissionais, em cursos de licenciatura, em cursos de mestrado integrado e em cursos de mestrado.

Pode também ser atribuída bolsa de estudo aos licenciados ou mestres que, no período de 24 meses após a obtenção do grau, se encontrem a realizar estágio profissional para o exercício de uma profissão.

Sabe mais em https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/atribuicao-de-bolsas-de-estudo-estudantes-do-ensino-superior?canal=noticias

Programa + Superior

O Programa +Superior, que é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões, é outro dos programas de apoio a que os alunos se podem candidatar.

Este programa procura contribuir para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior. Relativamente aos cursos, importa ainda referir que o Programa +Superior abrange os cursos de formação inicial, isto é, Cursos Técnicos Superiores Profissionais, ciclos de estudos de licenciatura e ciclos de estudos integrados de mestrado nas respetivas instituições de ensino superior públicas, situadas nas regiões abrangidas pelo Programa.

Os estudantes interessados podem candidatar-se em https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/programa-superior-2020-2021

Atualizado em 19/07/2021