IPVC viajou pelos sabores e tradições europeus

10/05/2023

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe, até sexta-feira, a 8.ª Semana Internacional, com conferências, workshops e reuniões de trabalho. A Semana Internacional conta, ainda, com visitas às seis Escolas Superiores do IPVC, sem esquecer os principais locais turísticos da região. Há degustações gastronómicas e promoção do património cultural e paisagístico da região. A Semana Internacional do IPVC assume como objetivo reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.

O roteiro começou bem cedo com a chegada à Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), onde fizemos o check in. Foi tempo, entre visitas e sessões práticas, de preparar e confecionar alguns dos mais tradicionais pratos de cada um dos países representados nesta Semana Internacional.  Rumámos à porta de embarque, situada junto espaço multiusos da ESE-IPVC. Depois foi só desfrutar de uma viagem sensorial.

Começámos a tour na Turquia e com os inconfundíveis aromas dos chás e das especiarias. Bebemos o tradicional café turco e degustámos as famosas delícias turcas com pétalas de rosas ou pistácios. Cruzámos fronteiras e subimos até à Polónia e à sua típica charcutaria. Tivemos ainda tempo para provar os doces de ameixa e os marshmallow com cobertura de chocolate.

Da Letónia e da Lituánia, sobressaíram os queijos tradicionais coloridos com especiarias e os diversos e saborosos pães tradicionais. A destacar, o favo de mel acompanhado por uma delicada bola de queijo doce. Da Roménia e da Albânia, ficámos a conhecer o artesanato, da Grécia provámos o chá com flores da montanha e o delicioso e aromático queijo feta. De Itália, sentimos o cheirinho de um bom café. Em França, a viagem foi demorada. De norte a sul do país, conhecemos sabores, hábitos e tradições à volta de uma boa mesa recheada.

Nesta viagem pelos sabores e tradições de cada região, celebrámos o Dia da Europa e viajámos também até à Finlândia para provar os chocolates típicos e experimentar mirtilos desidratados. Conhecemos a cultura da Eslováquia e arriscámos o sal da Croácia. De Espanha e da Áustria, os participantes trouxeram enchidos, vinho e licor. Da Chéquia, saboreámos um delicioso e aromático queijo sem gordura, tartes com sementes de papoila e os tradicionais enchidos que poderíamos acompanhar com um pão artesanal. Na Bulgária, entre o aroma do vale das rosas, pudemos degustar os queijos e os doces.

Eis-nos chegados a Portugal. Aqui não podia faltar a torta de Viana, o arroz doce e o leite creme. Nos salgados, o destaque vai para a broa, o salpicão e para os queijos de cabra da região. Tudo isto acompanhado por champarrião e o bagaço com mel.

Nesta viagem pelos sabores e tradições da Europa, não podíamos terminar sem o Vira do Minho, que permitiu a estes viajantes desfrutar desta típica dança minhota.

“Esta Semana Internacional é fundamental pelas várias palestras, conferências e workshops que são realizados, mas também temos momentos como este, de confraternização e partilha de tradições, de respeito mútuo e de conhecimento de hábitos e costumes. São momentos que potenciam a tradição, o respeito pela diversidade, mas também a solidariedade e a inclusão”, descreveu a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, que tem acompanhado de perto as várias iniciativas da 8.ª Semana Internacional do IPVC.

Ana Paula Vale destacou, ainda, que este tipo de eventos “é fundamental para a construção de pontes de amizade e de cooperação entre as instituições”.

A Semana Internacional do IPVC continua, esta quarta-feira, com visitas à Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), em Valença, e à Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL-IPVC), em Melgaço onde os participantes vão visitar o Solar do Alvarinho e degustar os maravilhosos vinhos desta casta.

Atualizado em 10/05/2023