IPVC reforça internacionalização no Brasil

13/03/2023

Salão do Estudante, no Brasil, é a maior feira internacional de educação no estrangeiro a decorrer na América Latina, que conta com a participação de milhares de estudantes do secundário. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai estar presente em seis cidades brasileiras, até ao próximo dia 23, participando, também, em reuniões paralelas para divulgação e promoção do ensino superior público que a instituição oferece.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo participa, desde sexta-feira, dia 10, na maior feira internacional de educação no estrangeiro a decorrer na América Latina. Até ao próximo dia 23, o Politécnico de Viana do Castelo está no Salão do Estudante, que acontece em seis cidades do Brasil, numa lógica de continuação do reforço que o IPVC tem desenvolvido nos últimos anos com vista à internacionalização da instituição. Este ano, o Politécnico de Viana do Castelo apresenta-se num formato inovador e tecnológico trazendo até à divulgação a realidade aumentada. Assim e através de um simples postal, um telemóvel e um QR Code, pode-se aceder a todo o universo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, à sua oferta formativa e às suas seis Escolas.

A Missão Brasil é liderada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). No caso particular do Politécnico de Viana do Castelo, a par do Salão do Estudante, irão também ser levadas a cabo diversas reuniões paralelas de divulgação e promoção do ensino superior público que a instituição oferece.

Esta missão prolonga-se até ao próximo dia 23 e abrange as cidades do São Paulo, Rio de Janeiro (Copacabana e Barra da Tijuca), Brasília, Salvador da Baía, Curitiba e Belo Horizonte. A ação no Brasil inclui também visitas a instituições de ensino brasileiras, atividades diplomáticas e ações de trabalho em rede. A jornada de trabalho conta com o alto patrocínio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, e a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

O Salão do Estudante atrai habitualmente milhares de estudantes do ensino médio brasileiro, equivalente ao ensino secundário português, que procuram em Portugal uma alternativa de ensino superior de qualidade. No contacto com os futuros estudantes e respetivas famílias, o Politécnico de Viana do Castelo promove a sua oferta formativa – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, licenciaturas, mestrados –, para além de abordar temas como a duração dos cursos e as formas de acesso para estudantes internacionais.

A Missão Brasil conta com uma comitiva com quase uma vintena de instituições pertencentes ao CCISP.

Politécnico de Viana do Castelo leva ao Salão do Estudante o Futuro através da realidade aumentada

Através de um simples postal, um telemóvel e um QR Code, pode-se aceder a todo o universo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, à sua oferta formativa e às suas seis Escolas.

E é desta forma, com realidade aumentada, que o Politécnico de Viana do Castelo abre as portas da instituição e se dá a conhecer nas Feiras de Ensino nacionais e internacionais.

Uma presença mais tecnológica, mais inovadora, mais arrojada, mas também mais ecológica e sustentável. Num só postal, encontra-se toda a informação sobre o Politécnico de Viana do Castelo: flyers, brochuras, apoios sociais, bolsas.

O projeto foi desenvolvido por Joaquim Pereira, aluno do curso de Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Viana do Castelo. Teve coordenação dos docentes Luís Romero e Pedro Faria.

O CRIAV – Cartão de Realidade Aumentada do Instituto Politécnico de Viana do Castelo é “um projeto que visa proporcionar ao IPVC uma forma de criar cartões de visita em realidade aumentada, permitindo uma experiência mais interativa para o usuário e o acesso a recursos, como o site do Instituto ou vídeos, mas também qualquer outro tipo de conteúdos que se pretendam”, explica Joaquim Pereira.

O maior desafio, diz o estudante do Politécnico de Viana do Castelo, “foi a criação de um backoffice que depois seria ligado com os vários modelos CRAIV, dando a possibilidade de o utilizador escolher um modelo e, em seguida, preencher com os dados que se pretende”. Se este foi o maior desafio, o futuro engenheiro de Computação Gráfica e Multimédia explica que partir do zero foi uma aventura e tanto: “Estava numa posição meio controversa, porque não sabia por onde começar nem como desenvolver algo do género. No entanto, sempre disse aos meus orientadores que conseguiria fazer tudo o que se pretendia”.

“Uma oportunidade para fazer algo que trouxesse benefícios ao meu Instituto”

“Não vou dizer que as possibilidades são infinitas, mas acredito que ‘the sky is the limit’”. E porque o céu é o limite, Joaquim Pereira viu no projeto “uma oportunidade de fazer algo que trouxesse benefícios” ao Instituto, mas também que enriquecesse o seu próprio currículo. “Fiquei muito contente e com muitas expectativas”. Mas não foi apenas a oportunidade de trabalhar lado a lado com o IPVC que deixou este jovem natural de Cabo Verde feliz. Realça a liberdade que os docentes lhe deram ao longo de todo o processo. “O que aprecio muito é a autonomia que os docentes nos dão, podendo ir além do pedido. Gostei muito de trabalhar com os professores Luís Romero e Pedro Faria. Tentaram sempre quebrar os limites impostos. Sempre que apresentava um desenvolvimento, eles faziam-me ver outras possibilidades, o que foi excelente para que eu pudesse ver as coisas de outra forma e ganhar novas experiências”.

Luís Romero e Pedro Faria falaram no “grande desafio” lançado aos estudantes, destacando, igualmente, “a oportunidade de estes poderem realmente trabalhar num projeto para o Instituto, em especial, um projeto que passa a ser o cartão de visita do Politécnico”.

Atualizado em 13/03/2023