Skip to main content
  • Português
  • English
Cultural Workshop Program

Cultural Workshop Program

(Português) Oficina Cultural

(Português)

A Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] foi criada com o intuito de fomentar o desenvolvimento de atividades de índole artística e cultural no IPVC, orientadas para a promoção da educação artística, não só ao nível dos alunos do IPVC, mas também das crianças e jovens da região, e da comunidade em geral, numa perspetiva de aproximação entre os atuais e antigos alunos da instituição com esta comunidade.

A Oficina Cultural tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, toda uma programação que visa estimular o contacto com a arte por parte dos nossos alunos, de outros jovens e da população em geral, proporcionando à comunidade interna e externa do IPVC o acesso a obras de alguns dos mais importantes artistas plásticos portugueses.

A questão da educação artística revela-se um dos principais pilares da forma de atuar da Oficina Cultural. A idealização de uma exposição vai para lá do mero conceito de compilar obras de arte num espaço. É intenção que cada exposição conte uma história.

Uma história das peças expostas, uma história do artista, uma história das influências, uma história da técnica, uma história do contexto em que as obras foram criadas.

A Oficina Cultural do IPVC funciona no Centro Académico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situado no edifício conhecido como o antigo BC-9.

(Português) Exposições

(Português)

“SOMOS DESIGN: ELES SÃO DESIGNERS”

16 de janeiro a 03 de Maio
Entre os dias 16 de janeiro e 3 de maio, a Oficina Cultural do IPVC expõe uma seleção de trabalhos elaborados pelos alunos do IPVC das Licenciaturas em “Design de Ambientes” e “Design do Produto” e do Mestrado em “Design Integrado”.

O projeto da exposição é da responsabilidade dos docentes Manuel Rivas, Liliana Soares e João Martins.

Para o coordenador do curso de Design de Ambientes Professor Manuel Rivas: “O designer deve dar resposta as necessidades das pessoas. A licenciatura de Design de Ambientes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo visa o estudo, conceção, desenvolvimento e supervisão da produção/construção de soluções de ambientes interiores e exteriores”

Segundo a Coordenadora do curso de Design do Produto Professora Liliana Soares: “O design é um agente produtor de contemporaneidade e, quando se manifesta, redefine-se e expande os seus territórios. É neste contexto que a licenciatura em Design do Produto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo se move. Um ciclo de estudos que considera a responsabilidade social, a autonomia projetual e o compromisso com as instituições como competências intrínsecas dos futuros Designers e os converte em profissionais representativos do seu tempo. Esta verdade constitui que somos onde estamos no momento presente, pensando local e agindo de modo global – com e para as pessoas.”

O Coordenador do Curso de Mestrado Integrado de Design, professor João Martins refere que: “O design, pelo seu carácter multidisciplinar, ambiciona apresentar respostas aos problemas do seu tempo com soluções sustentáveis, socialmente éticas e acessíveis a todos. O Mestrado em Design Integrado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolve-se na fronteira entre a formação graduada e a autonomia investigativa ou a prática profissional. Com um plano de estudos abrangente e diversificado, o curso propõe desafios reais e insiste em resultados que surgem do equilíbrio entre a criatividade e a capacidade técnica, enquadrados pelo contexto e empatia pelas pessoas. Ao longo da sua frequência, os mestrandos são estimulados a nutrir o pensamento crítico e a adotar metodologias e estratégias apropriadas que visam a aplicação integrada de conhecimentos e de competências adquiridas ao longo do curso.”

“O design é uma atividade técnica que pretende responder às necessidades do Homem. Nasce de uma sequência de ideias, simples e incompletas, de um conjunto de esboços que requerem ser aperfeiçoados, dos quais, após o envolvimento de diferentes métodos e estratégias, resultam novos produtos, serviços ou processos originais, apropriados a dar resposta a essas necessidades no contexto da contemporaneidade.
Como já dizia Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), “A necessidade é a mãe da invenção”.”

Antonieta Vaz de Morais
(Coordenadora da AC-ADH)

(Português) Galeria

(Português)

O espaço expositivo da Oficina Cultural do IPVC encontra-se localizado no edifício dos Serviços da Acção Social (SAS), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situado no edifício conhecido como o antigo BC-9, inauguradas no dia 7 de Março de 2007.

Um edifício histórico
Na Rua General Luís do Rego, ao Largo 9 de Abril, subsiste o edifício do antigo quartel do “Batalhão de caçadores 9” que foi mandado construir por D. Maria I, em 1790, tendo sido a antiga residência paroquial de Monserrate. Após a desactivação da vida militar em Viana do Castelo, o imóvel acolheu inúmeras associações culturais desde meados da década de 70. A sua remodelação e adaptação para os serviços do Centro Académico do Instituto Politécnico, incluindo a construção de raiz de um outro corpo de edifício adjacente ao antigo, iniciou-se em Janeiro de 1992. O edifício foi inaugurado em Setembro de 1995 e integra três áreas de intervenção: pedagógica, residencial e social.

(Português) Contactos

(Português) Oficina Cultural do IPVC
Centro Académico do IPVC – SAS
Largo 9 de Abril
4901-911 Viana do Castelo

Telef: 258 825 472
E-mail: oficinacultural@ipvc.pt

Horário de visita
De segunda a domingo das 09:00h às 22:00h

Updated on 15/02/2021