Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

XVII ENEC 2017: 14,15 e 16 de setembro

XVII ENEC 2017

Oficinas / Workshops

Das 15 oficinas disponíveis no dia 14 de setembro (16h30), deverá assinalar apenas 3, por ordem de preferência.
From the 15 workshops available on September 14 (4:30 p.m.), you should note only 3, in order of preference.

Oficinas - Resumos / Workshops - Abstracts

Formulário de seleção de oficinas / Workshop Form selection

# CÓDIGO / SALA / EIXO

OFICINA / WORKSHOP

O1E10 – sala 12
Eixo 1: Educação em ciências nos primeiros anos
Ideias leguminosas – um projecto ciência-arte no âmbito de 2016 -ano internacional das leguminosas/ideias leguminosas
Ideias leguminosas – a science-art project in the scope of 2016-international pulses year
O2E06 – sala 5
Eixo 2: Ciências em diálogo com diferentes áreas do saber
Literatura e ciências – diálogos de disparate e de verdade
Literature and science –dialogues of nonsense and truth
O2E14 – sala 7
Eixo 2: Ciências em diálogo com diferentes áreas do saber
Atividades experimentais e aprendizagem: contribuições das neurociências
Practical activities and learning: contributions of the neurosciences
O4E01 – sala 4
Eixo 4: Inovações didáticas em educação em ciências
Modelo de ensino por perguntas: interações discursivas para a elaboração do conhecimento Asking question teaching model: discursive interactions for the elaboration of knowledge
O4E15 – LabINF2
Eixo 4: Inovações didáticas em educação em ciências
Aprendizagem das ciências no 1.º ciclo através do pensamento computacional. Uma abordagem interdisciplinar com scratch
Learning sciences in the first years of schooling through computational thinking. An interdisciplinary approach with scratch
O4E18 – sala 8
Eixo 4: Inovações didáticas em educação em ciências
Oficina maker: fazer e aprender
Workshop maker: make and learn
O6E02 – sala 14
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
Da eletrização à invisibilidade: experimentos inovadores para despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem no ensino de ciências
From electrization to invisibility: innovative experiments to raise student interest and facilitate learning in science teaching
O6E03 – sala 10
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
Mapeamento estrutural de analogias para o ensino de ciências
Structural mapping of analogies for science teaching
O6E04 – sala 11
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
A natureza da ciência no ensino e aprendizagem das ciências no 1º e 2º ciclos do ensino básico: exploração de atividades com professores
The nature of science in science teaching and learning in the 1 and 2 cycles of basic education: exploration of activities with teachers
O6E09 – sala 9
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
Aprender a argumentar na educação em ciências
Learn to argue in science education
O6E12 – LEM
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
Resolução de exercícios e problemas
Exercise and problem solving
O6E13 – Lab3
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
Como melhorar a compreensão através da formulação de perguntas pelos alunos
How to improve understanding by asking students questions
O6E16 – Exterior
Eixo 6: Educação em ciências e formação de professores
Oficina biovivercidade: explorar recursos biológicos no 1.º ceb
Biovivercidade workshop: exploring biological resources in primary school
O8E11 – LabCN
Eixo 8: Educação em ciências do STEM para o STEAM
Da ciência à música
From science to music

 

Última atualização: 
12.09.2017
 

Imagens

Apoios

Imagens

Organização

Imagens

Apoios

Imagens

XVII ENEC 2017

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-24
Format: 2017-09-24