Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Software IPVC ajuda sem-abrigo

Software IPVC ajuda sem-abrigo

Responsabilidade Social em Engenharia Informática

Pedro Pereira, aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), desenvolveu um software para ajudar a associação Metamorphys e, em particular, o seu Casulo Abrigo que presta assistência a sem-abrigo.  Estreitando as relações da escola e do instituto com a comunidade, optou por dedicar o seu projeto à causa social.

Sob a orientação de Sara Paiva, docente da unidade curricular de Projecto IV, a ferramenta foi desenhada de forma a estar disponível a partir de qualquer posto com ligação à internet e a cobrir todos os serviços prestados pela associação. Nas funcionalidades que estão contempladas pelo software, encontram-se a gestão de utentes, gestão de relatórios psicológicos, gestão de relatórios de diligências, gestão de relatórios sociais e gestão de fichas clínicas.

O projeto é considerado pela instituição “uma ajuda inestimável na gestão diária do CAT” que acrescenta ainda que não só é uma ferramenta útil como “um instrumento informático original, prático, e versátil”. Nas palavras de Ana Mafalda Ribeiro, diretora técnica do Casulo, o trabalho de Pedro Pereira “ajudou a tornar o trabalho da instituição mais simples e eficaz, uma vez que agilizou a circulação da informação, economizou recursos e potenciou um trabalho técnico mais profissional”.

A existência do software permitiu uma gestão mais apurada dos recursos técnicos e humanos disponíveis e, consequentemente, um maior apoio aos utentes da instituição. A desburocratização dos processos internos e a passagem a uma gestão administrativa paper-free é parte do objetivo desta implementação. Para Jorge Ribeiro, coordenador da licenciatura em Engenharia Informática da ESTG-IPVC, esta é uma forma de “fomentar a consciência cívica e social dos nossos alunos que não só percebem a influência que a tecnologia pode ter na comunidade, como imediatamente podem constatar os resultados diretos das ações de responsabilidade social”.

Última atualização: 
24.11.2015
 

Hiperligações

Imagens

Software IPVC ajuda sem-abrigo

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
Format: 2019-10-17
Format: 2019-10-17

Próximos Eventos