Queres ser mentor?

Então esta notícia é para ti!

O IPVC está a dar os primeiros passos para a criação do Programa de Mentoria Interpares.  Para isso contamos com o apoio de todos os estudantes da Academia para ajudar, em setembro, os novos alunos a ter uma transição saudável para o ensino superior. Um importante contributo para o acolhimento e integração dos novos alunos, assim como para a redução do abandono e insucesso académico. O teu percurso como mentor será reconhecido no suplemento ao diploma.

A mentoria interpares tem sido uma solução implementada por muitas instituições de ensino, tanto em território nacional como europeu, procurando estimular o apoio aos novos alunos na sua integração e sucesso académico através de outros alunos em níveis mais avançados de formação, num processo relacional dinâmico e bidirecional, esperando-se a facilitação do desenvolvimento dos mentorandos mas também dos mentores, envolvidos numa intervenção de proximidade e solidariedade pela construção de relações e de redes de apoio.

Com este programa o IPVC pretende valorizar e procura potenciar uma experiência positiva a todos os novos alunos e, para o ano letivo 2018/19, será implementada a primeira edição do nosso programa Mentoria Interpares IPVC para uma transição saudável para o ensino superior, esperando-se um importante contributo para o acolhimento e integração dos novos alunos, assim como para a redução do abandono e insucesso académico (pela identificação de situações vulneráveis que possam beneficiar, rapidamente, de orientações a partir desta rede interna de apoio pessoal, social e académico).

Os Serviços de Ação Social, a partir do Gabinete do Aluno, esperam começar este programa no primeiro momento de chegada dos novos alunos, no processo de matrículas, sendo recebidos por alunos mentores (previamente formados) para que o acolhimento seja maior e positivo. Os alunos interessados (a partir do segundo ano de curso, seja CTESP, Licenciatura ou Mestrado) poderão inscrever-se na página www.sas.ipvc.pt, no separador Mentoria, para participarem neste programa (referenciada no Suplemento ao Diploma).

Gostarias de ser aluno mentor e ajudar os novos alunos a terem um começo mais positivo?

Participa. A tua experiência é uma mais-valia!

MAIS INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES
Gabinete do Aluno, SAS