Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Raça Minhota motiva protocolo

Raça autóctone Minhota

APACRA e ESA cooperam para valorização da raça

APACRA e ESA do Politécnico de Viana criam sinergias para a valorização da raça minhota, o lançamento de programas de investigação e a criação de novas oportunidades para a inserção dos jovens no mercado de trabalho

A APACRA – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Minhota e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESA-IPVC] acabam de celebrar um protocolo de cooperação com vista a promover o reforço da cooperação técnico-científica entre as duas instituições.

“Pretende-se aproximar o ensino superior à realidade empresarial e desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível, e promovam, a participação conjunta em atividades de carácter técnico-científico e de investigação, e outras atividades de interesse comum” explica Ana Paula Vale, Diretora da ESA-IPVC a propósito do protocolo.

“Esta parceria surge na continuidade das linhas de investigação desenvolvidas pela ESA-IPVC, sobre conservação do património genético, valorização de raças autóctones e valorização de produtos tradicionais”, adiantou ainda a Diretora.  

A colaboração proposta prevê a realização de programas de investigação, a integração na vida ativa de jovens graduados pelo IPVC e a cooperação em cursos de especialização e de pós-graduação, nomeadamente tendo em vista uma aproximação à realidade envolvente, entre outros.

“O intuito da Escola é o de reforçar a sua aproximação aos produtores locais através da efetiva transferência de conhecimento e tecnologia e assim contribuir para a implementação de estratégias de valorização dos produtos locais”, considerou Ana Paula Vale.

No âmbito desta parceria, no sábado dia 31 de maio, a APACRA lançou na ESA-IPVC o prato gastronómico “Naco de Minhota” como prato associado a Ponte de Lima e apresentou ainda uma variedade de preparações culinárias com base na carne de bovino desta raça autóctone – Minhota.    

Recorde-se que a base do trabalho da APACRA é a gestão do Registo Zootécnico/Livro Genealógico, que conta atualmente com um total de 6 801 fêmeas ativas registadas.

Para além disso desenvolve ao mesmo tempo outras atividades, no âmbito do apoio técnico aos criadores da raça.

Segundo fonte da APACRA, a designação oficial da raça corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça. “Trata-se da única raça portuguesa de tripla aptidão (carne, leite e trabalho) ” afiançou fonte da instituição.

A APACRA adiantou ainda que a zona tradicional de produção da raça é a meia encosta e várzea do Entre Douro e Minho. “No entanto, nos últimos anos a raça tem-se expandido para fora do seu solar, estando hoje presente nas zonas mais altas do Entre Douro e Minho e nas regiões de Trás-os-Montes e Douro Litoral, tendo alguns núcleos dispersos pelo resto do continente e ilhas” informou.

Os produtos “CM - Carne Minhota” são provenientes do abate de animais de raça Minhota, inscritos no Livro Genealógico, nascidos dentro da região de produção e criados de acordo com as normas expressas no caderno de especificações.

As características genéticas da raça aliadas ao sistema de produção e às características edafo-climáticas da região conferem propriedades organoléticas diferenciadas à carne, destacando-se a grande suculência e tenrura.

Última atualização: 
04.06.2014
 

Hiperligações

Imagens

Raça autóctone Minhota

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 
 
Format: 2019-06-19
Format: 2019-06-19

Próximos Eventos