Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Raiooo, o projeto que está a fazer furor

Raiooo, o projeto que está a fazer furor!

Design IPVC lança novo conceito de Bicicleta Urbana

>Projeto pioneiro em Portugal foi desenvolvido em parceria com empresas e instituições e vai ser apresentado publicamente esta sexta-feira, 25 de julho (pelas 21:00h), no espaço da Oficina Cultural do Politécnico de Viana, no âmbito da exposição dos projetos dos alunos dos cursos de Design do IPVC.
>>O ciclista Rui Sousa, nome mais sonante da equipa do Boavista, apadrinha o Projeto Raiooo

A revolução da mobilidade nas cidades pode estar prestes a acontecer num curto espaço de tempo, já que alunos e docentes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] estão a desenvolver um projeto de uma bicicleta mais ajustada aos tempos modernos. Tem três rodas, é de madeira e alumínio, detém motorização elétrica, é portuguesa e chama-se “RAIOOO”.

“Tendo em conta que os modelos de bicicleta hoje, constantemente à procura de novas e mais eficazes configurações, pedem uma nova flexibilidade, a ideia que surge é de criar um meio alternativo que possa servir nas cidades novas maneiras de viver o espaço urbano” explica Ermanno Aparo, Coordenador do Mestrado em Design Integrado [MeDeIn] da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

“Hoje, numa realidade sujeita a constante mudança, um produto tem que demonstrar capacidades elevadas de se adaptar a contextos em contínua mutação. O projeto de um produto de mobilidade como a bicicleta encara esta característica como uma qualidade intrínseca que o carateriza seja pela sua natureza como pelo seu processo evolutivo”, justifica ainda a propósito do projeto que vai ser lançado na sexta-feira, dia 25 de julho, na Exposição dos Alunos Finalistas de Design Hiperligar para a notícia correspondente.

Segundo o Docente, “RAIOOO” é um projeto desenvolvido no âmbito do ensino politécnico, “por esta razão profundamente pragmático, que quer demonstrar a possibilidade que a experimentação académica se pode tornar um instrumento fulcral pela individualização de novos modelos de desenvolvimento empresarial”.

A ideia surge de uma série de estímulos recebidos e elaborados no âmbito do mundo da mobilidade urbana que, tendo em conta as tendências expressas na sociedade, promovem um novo conceito de bicicleta urbana.

Neste sentido, RAIOOO propõe-se com duas peculiaridades que determinam a sua diferenciação no mercado português. Por um lado, a presença de três rodas, que tornam o meio mais estável e seguro na mobilidade urbana. “Esta configuração é neste momento um fator de relevo no âmbito da oferta de mobilidade de algumas cidades do mundo como elemento diferenciador e catalisadores de novas funcionalidades. Cidades como Los Angeles, New York, Rio de Janeiro, Pequim, Singapura, Nova Deli, Cidade do México, Moscovo, Barcelona, Londres, Amsterdão ou Copenhaga têm redescoberto este meio e eleito como o ideal para a locomoção na cidade” observa Ermanno Aparo.

Por outro lado, “a motorização elétrica, auxiliando a utilização do meio de transporte em condições que de outra forma tornariam a utilização do veículo mais complicada” esclarece ainda. “Muitos dos serviços de bike sharing presentes em território internacional têm evoluído pela implementação de uma motorização elétrica que proporciona uma maior difusão entre novas tipologias de utilizadores”, informa o responsável.

A “tricicleta” quer também constituir uma plataforma experimental de cooperação entre empresas que, num contexto de ensino politécnico, possam proporcionar novas parcerias estratégicas.

“RAIOOO quer ser a materialização de uma experimentação prática para uma nova prática empresarial do projeto, aproveitando a forte presença institucional no território geográfico do Minho (O Instituto Politécnico de Viana do Castelo está ativamente presente no território minhoto em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço), e das mais-valias determinadas das várias áreas que integram a oferta formativa, quer propor aos stakeholders locais como modelo alternativo para implementar no contexto urbano” avançou ainda Ermanno Aparo.

O projeto foi desenvolvido com cerca de 19 alunos no âmbito da disciplina de Projeto do 1º ano do Mestrado em Design Integrado [MeDeIn] envolvendo diretamente os docentes Ermanno Aparo e Manuel Ribeiro.

Esta iniciativa projetual envolve uma parceria constituída por várias empresas e instituições, como os Irmãos Jacôme, pela APPACDM, a Rodi, Ruedas Electricas, Ciclos Terra e Irmãos Queiróz.

Neste momento o projeto está a despertar a atenção dos media estrangeiros que contactaram já a equipa RAIOOO para publicação do projeto, entre os quais figuram a Revista italiana Urbancycling, que já publicou no seu portal um artigo acerca do veículo.

A “tricicleta” com pedalada assistida vai ser patenteada pelo Politécnico de Viana. “O projeto é um protótipo (por enquanto) que materializa um projeto mais abrangente, na medida em que pretende que seja impulsionador de “ciclovias”, e que vai ser proposto para ser desenvolvido como serviço de Sharing Bike a entidades camarárias, nesta fase mais inicial, às da região norte e, posteriormente, após a adesão destas instituições, alargar a proposta a um âmbito nacional no final do ano” revelou Ermanno Aparo.

Última atualização: 
06.08.2014
 

Imagens

Diana Rosas, modelo portuguesa internacional e aluna do IPVC, de Eng. Alimentar, e Roberto Alves, aluno IPVC, finalista de Design do Produto + Projeto Raiooo

Imagens

Diana Rosas, modelo portuguesa internacional e aluna do IPVC, de Eng. Alimentar + Projeto Raiooo

Imagens

Diana Rosas, modelo portuguesa internacional e aluna do IPVC, de Eng. Alimentar, e Roberto Alves, aluno do IPVC, finalista de Design do Produto + Projeto Raiooo

Imagens

Projeto Raiooo

Imagens

Rui Sousa, ciclista vianense que integra a equipa de ciclismo do Boavista, Padrinho da “Tricicleta” do projeto Raiooo

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
Format: 2020-12-02
Format: 2020-12-02