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Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude

Apresentação

Grau: 
Pós-Graduação
Regime: 
B-Learning
Escola: 
ESE - Escola Superior de Educação
Local: 
Viana do Castelo
Duração: 
2 Semestres
N.º de vagas do curso: 
25 (sujeito a alterações)
Coordenador: 

Lúcia Maria Barros
e-mail: luciabarros@ese.ipvc.pt

Candidaturas 2019/2020
Edital

Edição: 2019/2020

Créditos:

  • Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 54 créditos
  • Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC): 10 créditos (1)
  • Para efeitos de concurso a Professor Bibliotecário: 10 pontos na área da formação académica

Nota (1): Este curso reúne condições para ser reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 54º do ECD (Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores do Ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente), pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) como formação na área da docência nos termos do D.L. n.º 29/14, de 11 de fevereiro.

A Pós Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude apresenta-se como uma resposta às necessidades de formação especializada na área sentidas no terreno: creches, jardins de infância, escolas básicas, bibliotecas escolares e bibliotecas públicas, ATLs, e outros espaços de intervenção pedagógica.

Com efeito, a proliferação editorial para a infância, aliada às recentes diretrizes governamentais no domínio da Educação literária, contrastam com a escassa oferta de formação de mediadores em geral, e de docentes em particular.

Esta pós graduação alia um conjunto diversificado de aproximações ao livro literário para a infância e juventude (género, ilustração, edição…) a uma componente prática de experimentação de técnicas de abordagem a este produto estético, sob o ponto de vista artístico, formativo e afetivo, constituindo, deste modo, um importante meio de formação para todos aqueles que, conscientes do poder da leitura, procuram respostas para aproximar o livro do seu leitor preferencial, numa perspetiva de  formação não apenas leitora e literária, mas também de cidadania ativa.

 

Última atualização: 
05.06.2019
 

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