Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Marketing de Vinhos

Apresentação

Grau: 
Pós-Graduação
Regime: 
Pós-laboral
Escola: 
ESA - Escola Superior Agrária
Local: 
Mosteiro de Refóios, Ponte Lima
Duração: 
9 Meses
N.º de vagas do curso: 
A disponibilizar oportunamente
Coordenador: 

Ana Rodrigues (docente ESA-IPVC)
Fernando Nunes (docente ESA-IPVC)
Manuel Mendes (Enólogo e Produtor)
Teresa Madureira (docente ESA-IPVC)

A Fileira Vitivinícola em Portugal continua a colocar enormes desafios aos agentes económicos nela envolvidos, particularmente ao nível da valorização comercial dos vinhos produzidos. Fruto de um processo de reconversão vitícola que se vem desenvolvendo ao longo das últimas décadas, foi possível melhorar e consolidar as castas nacionais mais importantes, ao mesmo tempo que se introduziram castas de qualidade, oriundas de outros países, comercialmente vantajosas. A jusante da actividade agrícola, a modernização das estruturas de vinificação, a reestruturação orgânica de muitas empresas do sector, a introdução dos conhecimentos especializados de enólogos, a crescente assunção do vinho como alimento de elevado valor “estético” e funcional, e, finalmente, a aposta determinante em eficazes estratégias de marketing, são factores que vêm contribuindo para o fortalecimento da fileira. Assim, através da única via possível, a via da qualidade, procura-se consolidar o mercado interno, incrementar as vendas nos mercados tradicionais de exportação, e, finalmente, o maior e mais aliciante de todos os desafios, identificar e ocupar “espaços” crescentemente disponíveis, em mercados emergentes.

Apesar da situação globalmente positiva da fileira, atrás identificada, algumas valências devem ser melhoradas e fortalecidas. É nesse âmbito que se reconhece a necessidade de mais conhecimento e de mais investimento em “Marketing”, o que na prática significa que as empresas vitivinícolas devem introduzir o marketing no cerne das suas estruturas organizativas. É no sentido de dar um contributo para o acréscimo do conhecimento ao nível do mercado dos vinhos nacionais, que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), sita em Refoios, Ponte de Lima, decide lançar a terceira edição da Pós-Graduação em “Marketing de Vinhos”.

Dando consecução prática ao êxito que constituíram a primeira e segunda edições, e também respondendo aos inúmeros pedidos de informações e de sugestões de continuidade, a ESA-IPVC decide avançar com uma nova edição desta Pós-Graduação (PG). A propósito da temática da valorização dos vinhos, afirma-se assim a posição nacional e regional desta Escola, bem como se dá um passo decisivo na consolidação funcional de uma acção formativa inovadora.

Importa também referir o facto de que a presente PG é, actualmente, a única acção formativa superior, de longa duração, na área específica do Marketing de Vinhos, a ser proposta no nosso País. Este facto, redobra a responsabilidade da ESA-IPVC, mas torna, necessariamente, o desafio mais difícil e aliciante. A leccionação de um curso pós-graduado com estas características coloca também o nosso País em sintonia com os restantes países produtores de vinho de qualidade. Com efeito, os países que têm demonstrado uma forte dinâmica ao nível da fileira vitivinícola, apresentam normalmente formações superiores similares, registando-se grande procura por parte de técnicos, empresários, académicos e outros agentes económicos que participam já ou pretendam vir a participar na fileira.

presente Pós-Graduação destina-se especialmente a licenciados e bacharéis.
Poderão também candidatar-se profissionais qualificados, com responsabilidades nas áreas da gestão e do marketing, com currículo considerado relevante pela Comissão de Curso. A temática desta PG é igualmente útil para técnicos mais focalizados nas componentes produtiva e transformadora, e para responsáveis de empresas de consultoria, que desenvolvam, ou pretendam vir a desenvolver, trabalhos e assessoria na área específica do marketing de vinhos.

Esta PG funcionará com um número mínimo de 20 formandos, e desenvolver-se-á ao longo de nove meses, entre Outubro de 2011 e Julho de 2012.
As aulas, de carácter presencial, mas não obrigatório, decorrerão nas instalações da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima e no Palácio da Bolsa, no Porto, às sextas-feiras, das 17h:00 às 20h:00 e aos sábados, das 09h:00 às 13h:00, prolongando-se, sempre que tal for necessário, entre as 14h:30 e as 18h:30.

Nos termos da lei, a presente Pós-graduação não confere grau académico.

A taxa de frequência desta segunda edição é de 2500 euros, podendo este pagamento ser faseado.

Para informações complementares, por favor, contactar através de: markvinhos@esa.ipvc.pt

Última atualização: 
28.03.2011
 

Hiperligações

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2019-11-18
Format: 2019-11-18

Sem agenda para este dia.