Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Administração Escolar e Inovação Educacional

Apresentação

Grau: 
Pós-Graduação
Regime: 
Pós-laboral
Escola: 
ESE - Escola Superior de Educação
Local: 
Viana do Castelo
Duração: 
2 semestres
N.º de vagas do curso: 
25 (sujeito a alterações)
Coordenador: 

Fátima Pereira
e-mail: fatimapereira@ese.ipvc.pt

Créditos:
- Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS): 60 créditos
- Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC): 10 créditos

| NOTAS
1) Curso reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente nos termos do artigo 37º do ECD.
2) Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) como formação especializada (registo CCPFC/CFE-3050/15 – 10 créditos), na área da Administração Escolar e Administração Educacional, domínio de Administração Educativa (CCPFC), para educadores de infância, professores do ensino básico e professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, cinco anos de serviço docente (nos termos do D.L. n.º 95/97).

O Curso de Especialização em Administração Escolar e Inovação Educacional visa qualificar para o exercício de funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente nas suas dimensões técnica (pedagógica), de conceção (gestão operacional), de relações humanas e de gestão externa (Santos, 2009)1. O desenvolvimento do seu Plano de Estudos contempla diferentes domínios da gestão e administração escolar, contextualizando-os numa perspetiva nacional e internacional de melhoria das escolas, onde a inovação desempenha um papel nuclear e onde se destaca o movimento do School Improvement. Esta perspetiva de melhoria educativa eleva a aprendizagem dos estudantes a uma dimensão ampla, ou seja, que engloba o ensino em sala de aula, a escola como um todo, a aprendizagem organizacional, as práticas de liderança, mas também o contexto macro das políticas educativas. Por essa razão, o conjunto das unidades curriculares que integra o plano de estudos do curso pretende contribuir para uma formação de lideranças orientadas para o sucesso educativo em sentido abrangente, tendo por referência o despacho conjunto nº198/99, de 15 de Fevereiro que identifica as competências específicas para esta área de formação especializada.

1 Santos, B. (2009). O Gestor Escolar segundo a Inspecção-Geral da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado).

Última atualização: 
03.05.2017
 

Hiperligações

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
Format: 2017-11-21
Format: 2017-11-21

Próximos Eventos