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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Projecto Final / Estágio
3
S2
10
201920

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
0
0
0
80
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Luis Miguel Cabrita Romero
18
Docente
Paula Alexandra Carvalho de Sousa Rego
4
Docente
Patrícia Alexandra Pinheiro de Castro Vieira
24
Docente
Pedro Miguel Teixeira Faria
10
Docente
Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva
10
Docente
Alexandre Ulisses Fonseca de Almeida e Silva
14

Resumo
A unidade curricular de Projecto Final/Estágio consiste no desenvolvimento de um trabalho de elevada dimensão, orientado por um docente, e integrador dos conhecimentos adquiridos no curso nas áreas do desenvolvimento, programação, tecnologias e multimédia.

Objetivos da Aprendizagem
1- Aplicar e integrar conhecimentos adquiridos em diversas unidades curriculares do curso no contexto de um projeto.
2- Fomentar as capacidades de pesquisa / investigação e resolução de problemas.
3- Desenvolver capacidade de trabalho de equipa, nomeadamente de forma colaborativa.
4- Aprofundar metodologias de desenvolvimento de projetos, mediante a concepção, especificação, implementação, teste e demonstração de um trabalho de elevada dimensão.
5- Conhecer práticas de trabalho e desenvolvimento de empresas do sector da informática.
6- Fomentar a autonomia na definição, planeamento e execução de tarefas associadas ao projeto a desenvolver.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Desenvolvimento da ideia associada ao Projeto.
8
2- Especificação.
8
3- Implementação.
32
4- Teste.
8
5- Documentação.
16
6- Demonstração.
8

Metodologias de Ensino
Orientação tutorial de cada aluno por um ou mais docentes.
Os estudantes adquirem / desenvolvem / aprofundam as suas competências e conhecimentos em função de um conjunto de objectivos centrados num projecto.
Os docentes assumem uma qualidade de facilitadores / mediadores do processo de aprendizagem.
Acompanhamento presencial semanal do projeto e não presencial através plataformas colaborativas.

Avaliação
Assiduidade não obrigatória (na sequência da situação prolongada de suspensão presencial derivada do Covid-19).
Avaliação por projeto.

A Avaliação terá dois componentes fundamentais:
AC - Avaliação contínua (45%)
Esta componente resulta de um conjunto de elementos intermédios de avaliação realizados ao longo do semestre e de uma avaliação do trabalho desenvolvido com base no desempenho nas sessões semanais de acompanhamento e num conjunto de documentos intermédios.
AP - Avaliação do Projeto (55%)
Avaliação final do trabalho final apresentado pelos alunos repartida entre: a apresentação, demonstração e discussão do projeto, a qualidade e correção do projeto e do conjunto de documentos finais (relatório, documentação).

Planeamento dos momentos de avaliação da parte prática e outros aspetos relevantes
Avaliação Contínua
AC1 : Memória descritiva elaborada, plano de trabalho e pesquisa preliminar [10%].
AC2 : Especificação Funcional; Modelo de Dados e Protótipo (de Baixa-Fidelidade) [15%].
AC3 : Relatório de Progresso / Demo - Protótipo Funcional [15%].
AC4 : Documentos Finais [15%]; Apresentação e Discussão [15%]; Trabalho Desenvolvido [30%];

O trabalho apenas é avaliado positivamente se no final corresponder a um produto funcional e documentado de acordo com os requisitos e objetivos definidos para o mesmo.

Exame: Entrega de todos os elementos relativos a uma nova proposta ou proposta reformulada do projeto (100%).

------------------

Bibliografia Principal
Apontamentos fornecidos pelo docente
Bibliografia das diversas disciplinas cujos conhecimentos e competências desenvolvidas serão objecto de integração no projecto a desenvolver.

Bibliografia Complementar
Web technologies documentation (standards, recommendations, reference):
World Wide Web Consortium : http://www.w3.org

Documentação de programação móvel, e.g.:
https://developer.android.com/
https://developer.apple.com/

Documentação de plataformas de jogos, e.g.:
Phaser: https://phaser.io/
Unity3D: https://unity.com/
Vuforia: https://developer.vuforia.com/

Documentação de APIs de Serviços e Conteúdos, e.g.:
Facebook : http://developers.facebook.com/
FlickR : http://www.flickr.com/services/api/
Twitter : https://dev.twitter.com/
YouTube : http://code.google.com/apis/youtube/overview.html
Google Maps : http://code.google.com/apis/maps/index.html
Google Data : http://code.google.com/apis/gdata/index.html

Documentação de APIs de Desenvolvimento (cliente), e.g.:
jQuery : http://jquery.com/

Documentação de Frameworks de desenvolvimento (servidor), e.g.:
Zend Framework : http://framework.zend.com/
Yii: http://www.yiiframework.com/
 
 
 

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