Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva

Resumo
Esta UC visa transmitir aos alunos a importância que os dispositivos móveis representam no atual panorama de sistemas de informação. Os alunos serão, no final da UC, capazes de desenvolver aplicações móveis seguindo as guidelines de interfaces, decidirem a melhor estratégia de organização e estrutura da aplicação móvel, decidir sobre a melhor forma de armazenamento dos dados (local, remoto) e cache de dados, integrar serviços web externos e desenvolver aplicações context-aware e location-aware.

Objetivos da Aprendizagem
1- Compreender a importância que os dispositivos móveis atualmente representam nas soluções empresariais, em vários sectores.
2- Fomentar capacidades de desenvolver aplicações com conceitos iniciais básicos para dispositivos móveis.
3- Fomentar capacidades de desenvolver uma aplicação com uma estrutura de navegação e layouts intuitiva e seguindo as guidelines de cada SO.
4- Fomentar capacidade de decisão sobre melhor estratégia de armazenamento persistente de informação e cache de dados.
5- Fomentar capacidade do aluno usar funcionalidades de localização e APIs existentes.
6- Fomentar capacidade de pensar numa aplicação e ser capaz de conceber toda a arquitetura associada.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Fundamentos de cada sistema operativo móvel (conhecer IDE, estrutura de projeto, criação de app hello world)
2- Domínio de construção de layouts: listas, menus, estilo de navegação a adoptar
3- Compreensão e domínio de armazenamento não persistente, persistente e local, remoto. Cache de dados. Sincronização.
4- Criação de web services e invocação através de uma app android. Invocação de serviços externos já existentes.
5- Incorporação de mapas, location and context-aware nas aplicações.
6- Aplicação num projeto final. Investigação e aplicabilidade sobre novas tecnologias emergentes na área da mobilidade como desenvolvimento de aplicações multi-plataforma (Xamarin, Apache Cordova)

Metodologias de Ensino
Utilização do método expositivo para abordar conceitos e problemáticas seguido da sua aplicação prática num trabalho. Privilegia-se a aprendizagem com recurso ao trabalho prático.

Avaliação
Assiduidade: A assiduidade não é obrigatória, na sequência da situação prolongada de suspensão presencial derivada do Covid-19.

Período letivo
A classificação final (CF) é calculada da seguinte forma:
CF = 70% TR Android + 30% TR iOS/multi-plataforma
TR: trabalho prático individual

Época Normal, Recurso ou Especial
CF = 70% TR Android + 30% TR iOS/multi-plataforma
TR: trabalho prático incividual
(tema dos trabalhos a ser acordado com o docente)

Bibliografia Principal
Meier, R. (2012) Professional Android 4 Application Development, ISBN-10: 1118102274

Smyth, N. (2013) iOS 7 App Development Essentials: Developing iOS 7 Apps for the iPhone and iPad, ISBN-10: 1492854344, ISBN-13: 978-1492854340

Bibliografia Complementar
Documentação auxiliar fornecida pela docente na plataforma Moodle.

Format: 2020-12-01