Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Tecnologias Interativas
3
S2
6
201920

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
32
0
0
48
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Pedro Miguel Teixeira Faria
80

Resumo
Tecnologias Interativas refere-se ao hardware e software usados para desenvolver sistemas digitais, nomeadamente aplicações interativas compostas por diversos media integrados, incluindo texto, gráficos, animações, vídeo e áudio. Esta unidade curricular pretende introduzir o desenvolvimento de aplicações em tecnologias interativas emergentes suportadas em diversos dispositivos físicos.

Objetivos da Aprendizagem
2- Utilizar diferentes dispositivos físicos na interação com aplicações multimédia.
3- Projetar e desenvolver aplicações interativas suportadas em dispositivos físicos, subordinadas ao conceito de Internet of Things (IoT).
4- Desenvolver competências ao nível da pesquisa e desenvolvimento autónomo, organização do trabalho e do tempo, e do trabalho cooperativo.
5- Desenvolver competências no conhecimento e utilização de ferramentas colaborativas de trabalho e comunicação.
6- Identificar tendências e tecnologias interativas emergentes.
7- Compreender o papel e as oportunidades das tecnologias interativas no contexto de diferentes dispositivos e modalidades de interação.
1- Desenvolver competências no projeto e desenvolvimento de aplicações de interação multimodal e/ou natural suportadas na Internet.

Conteudos Programáticos
Horas
1- TEMA 1: Aplicações Interativas Avançadas (AIA)
- Web Apps para Visualização de Dados em Tempo Real
- Aplicações em rede com NodeJs
- Intercomunicação (e.g.Web Sockets)
- Integração de Dispositivos e Modalidades de Interação (e.g. Smartphone, LeapMotion, Webcam)
- Esta edição terá enfoque em aplicações web multi-utilizador em tempo real
52
2- TEMA 2: Aplicações de Interação Física (AIF)
- Computação Física
- Internet of Things (IoT)
- Hardware Raspberry Pi e Arduino
- Sensores e atuadores
- Comunicação com APIs e Web Services
28

Metodologias de Ensino
Esta unidade curricular adota uma metodologia centrada no aluno e baseada numa aprendizagem orientada ao projeto, fomentando desta forma, o estudo autónomo, o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade. Exceptuando algumas sessões onde serão efectuadas exposições introdutórias sobre tecnologias e conceitos fundamentais, as aulas serão essencialmente dedicadas ao desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos dos alunos.

Avaliação
A avaliação contínua é constituída por um conjunto de elementos práticos, entre os quais exercícios e trabalhos práticos. Em épocas de exame a avaliação será baseada na realização de trabalho(s) previamente definidos para o efeito e realização de avaliação prática.

TIW - Trabalho em Interação Web (65%) nota mínima (>= 8 val.)
TIF - Trabalho individual em Interação Física (35%) nota mínima (>= 8 val.)

Trabalhadores Estudantes: Aplicam-se as mesmas condições.

Épocas de Exames
Avaliação condicionada à redefinição dos trabalhos a realizar (deverá contactar o docente com um mínimo de duas semanas de antecedência).

(*) As apresentações de trabalhos são realizadas de forma presencial (ou à distância, sujeito a validação).
(**) Tipologia de aulas de frequência obrigatória em pelo menos 80%.

Bibliografia Principal
Lawson, B. & Sharp, R. (2010). Introducing HTML5 (Voices That Matter). New Riders Press.
GitHub: https://github.com/
Node.js: http://nodejs.org/
Socket.IO: https://socket.io/
Express.JS: https://expressjs.com/
Raspberry Pi: https://www.raspberrypi.org/

Bibliografia Complementar
Gauchat, J. (2012). HTML5 for Masterminds, 2nd Edition, CreateSpace Independent Publishing Platform.
Rao, M. (2018). Internet of Things with Raspberry Pi 3: Leverage the power of Raspberry Pi 3 and Javascript to build IoT Projects, Packt Publishing.
CreateJS: https://createjs.com/
FlashJS: http://flashjs.org/
Box2DJS: http://box2d-js.sourceforge.net/
Phaser.io: https://phaser.io/
WebGL: https://get.webgl.org/
X3DOM: https://www.x3dom.org/
ThreeJS: https://threejs.org/
SoundJS: https://createjs.com/soundjs
P5JS: https://p5js.org/
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
Format: 2020-12-02
Format: 2020-12-02