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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Realidade Virtual, Aumentada e Mista
3
S2
5
201920

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
32
0
0
32
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Luis Miguel Cabrita Romero
64

Resumo
Aprender métodos de construção de mundos virtuais 3D interativos através de ferramentas de modelação e programação. Aprender a utilizar um ambiente de desenvolvimento 3D para gerar terrenos, definir modos de navegação, importar modelos e texturas, definir luzes, animar comportamentos físicos em objetos rígidos e orgânicos e programar scripts. Aprender técnicas de sobreposição e integração de informação 2D/3D em representações de mundos reais. Conhecer a ciência da virtualidade e as tecnologias existentes para visualização, sensores de rastreio, interação e sistemas de imersão em mundos virtuais, aumentados e mistos.

Objetivos da Aprendizagem
1- Conhecer princípios e tecnologias de Realidade Virtual, Aumentada e Mista (RVAeM).
2- Implementar aplicações com Ambientes de Desenvolvimento 3D.
3- Utilizar API?s de programação de Realidade Aumentada e Mista.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Conceitos de Realidade Virtual, Aumentada e Mista (RVAeM)
2
2- Tecnologias existentes para RVAeM
12
3- Motor Gráfico 3D : Unity 3D
1.- Ambiente de Trabalho
2.- Geração de Terreno
3.- Programação C# (Scripting)
4.- Navegação e Funcionalidade
5.- Colisões e respostas
6.- Inteligência Artificial em jogos
7.- Importação de Modelos
32
4- API de Programação de realidade aumentada e mista
1.- O Fluxo de operações / pipeline do Vuforia.
2.- Reconhecimento do ambiente.
3.- Sobreposição de informação.
4.- Utilizar técnicas de interação e seleção
18

Metodologias de Ensino
Tecnologias de RVAeM
Exposição inicial dos conceitos associados à RVAeM. São apresentados temas de cada grupo de tecnologias, distribuídos por grupos de alunos, para os investigar, exemplificar e apresentar nas aulas.

Motor Gráfico 3D (Unity 3D)
Desenvolvimento de tutoriais com o intuito de apresentar o motor gráfico 3D nas primeiras aulas. Paralelamente aprofunda-se conhecimentos sobre a programação de controlo de elementos presentes nas cenas. São apresentados temas de projeto, distribuídos por grupos de dois alunos, para os investigar, exemplificar e apresentar. Os projetos desenvolvidos são apresentados nas aulas.

API de Programação de RA e RM (Vuforia)
Apresentação de conceitos chave através de exposição acompanhada de demonstrações.
Realização de trabalho(s) de consolidação.
A plataforma de desenvolvimento escolhida está orientada para RA e RM através da biblioteca Vuforia.

Avaliação
Assiduidade: Não obrigatória.
Avaliação:
CT - Componente Teórica (Tecnologias RVAeM) ? 30%
A avaliação da componente teórica é baseada num teste escrito.
CP1 - Componente Prática (Unity 3D) - 40%
A avaliação da componente Unity3D é baseada no desenvolvimento em grupo dum projeto proposto.
CP2 - Componente 2 (API de Programação 3D) - 30%
A avaliação da componente de RA e RM é baseada na realização de um trabalho individual alvo de demonstração.

Classificação Final = 0,3 CT + 0,4 CP1 + 0,3 CP2

Época de Exames:
Em épocas de exame a avaliação será feita através de exame teórico e da reformulação dos dois trabalhos, CP1 e CP2.

Bibliografia Principal
*.- Dieter Schmalstieg, Tobias Hollerer, Augmented Reality: Principles and Practice, Addison-Wesley, 2016. ISBN-13: 978-0321883575.
*.- Joseph Hocking, Unity in Action: Multiplatform game development in C#, Manning Publications, June 2015, ISBN: 9781617292323.
*.- Documentação e exemplos presentes nas páginas oficiais das aplicações/bibliotecas de desenvolvimento; Unity 3D (unity3d.com) e Vuforia (vuforia.com).

Bibliografia Complementar
*.- Aung Sithu Kyaw Clifford Peters Thet Naing Swe, Unity 4.x Game AI Programming, Packt Publishing, 2013, ISBN 978-1-84969-340-0.
*.- Sue Blackman, Beginning 3D Game Development with Unity 4: All-in-One, Multi-Platform Game Development, APress, 2013. ISBN-13 (electronic): 978-1-4302-4900-9.
*.- Alan Thorn, Mastering Unity Scripting, Packt Publishing, 2015, ISBN 978-1-78439-065-5.
*.- Jesse Glover, Unity 2018 Augmented Reality Projects, Packt Publishing, 2018. ISBN-13: 978-1788838764
 
 
 

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Format: 2020-12-01
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