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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Projeto e Desenvolvimento
3
S1
10
202021

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
0
0
0
80
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Luis Miguel Cabrita Romero
14
Docente
Paula Alexandra Carvalho de Sousa Rego
20
Docente
Pedro Miguel Teixeira Faria
8
Docente
Alexandre Ulisses Fonseca de Almeida e Silva
24
Docente
Pedro Miguel Faria Vilaça
14

Resumo
A unidade curricular de Projecto e Desenvolvimento consiste na exposição de matéria teórica sobre Gestão de projetos, ética, deontologia e direito legislativo e num trabalho de média dimensão, orientado por um docente, e integrador dos conhecimentos adquiridos no curso na área do desenvolvimento, programação, tecnologias e multimédia.

Objetivos da Aprendizagem
1- Aplicar e integrar conhecimentos adquiridos em diversas unidades curriculares do curso no contexto de um projeto.
2- Fomentar as capacidades de pesquisa / investigação e resolução de problemas.
3- Desenvolver capacidade de trabalho de equipa, nomeadamente de forma colaborativa.
4- Aprofundar metodologias de desenvolvimento de projetos, mediante a concepção, especificação, implementação, teste e demonstração de um trabalho de média dimensão.
5- Conhecer as regras de ética, deontologia e direito da informática.
6- Conhecer e praticar metodologias de gestão de projetos e respeitar aspetos éticos, deontológicos e de direito no desenvolvimento de software.
7- Fomentar a autonomia na definição, planeamento e execução de tarefas associadas ao projeto a desenvolver.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Desenvolvimento da ideia associada ao projeto
4
2- Análise de Requisitos e Especificação
4
3- Prototipagem
4
4- Desenvolvimento
40
5- Documentação
8
6- Testes
8
7- Demonstração
4
8- Ética, deontologia e direito.
8

Metodologias de Ensino
Metodologia orientada ao projeto. Os estudantes adquirem / desenvolvem / aprofundam as suas competências e conhecimentos em função de um conjunto de objectivos centrados num projecto.
Os docentes assumem uma qualidade de facilitadores / mediadores do processo de aprendizagem.
Acompanhamento presencial semanal do projeto e não presencial através plataformas colaborativas.

Avaliação
A Avaliação terá dois componentes fundamentais:
AC - Avaliação contínua (45%)
Esta componente resulta de um conjunto de elementos intermédios de avaliação realizados ao longo do semestre e de uma avaliação do trabalho desenvolvido com base no desempenho nas sessões semanais de acompanhamento e num conjunto de documentos intermédios. Também inclui um série de visitas de estudos a empresas relacionadas com a área de formação do curso.
AP - Avaliação do Projeto (55%)
Avaliação final do trabalho final apresentado pelos alunos repartida entre: a apresentação, demonstração e discussão do projeto, a qualidade e correção do projeto e do conjunto de documentos finais (relatório, documentação).

Planeamento dos momentos de avaliação da parte prática e outros aspetos relevantes
Avaliação Contínua
AC0 : Apresentações sobre Ética, deontologia e direito [10%].
AC1 : Memória descritiva elaborada, plano de trabalho e pesquisa preliminar [10%].
AC2 : Especificação Funcional; Modelo de Dados e Protótipo (de Baixa-Fidelidade) [12.5%].
AC3 : Relatório de Progresso / Demo - Protótipo Funcional [12.5%].
AC4 : Documentos Finais [15%]; Apresentação e Discussão [15%]; Trabalho Desenvolvido [25%];

O trabalho apenas é avaliado positivamente se no final corresponder a um produto funcional e documentado de acordo com os requisitos e objetivos definidos para o mesmo.

Exame: Entrega de todos os elementos relativos a uma nova proposta ou proposta reformulada do projeto (100%).

------------------
Assiduidade Obrigatória >= 80% das aulas

Bibliografia Principal
Apontamentos fornecidos pelo docente
Bibliografia das diversas disciplinas cujas conhecimentos e competências desenvolvidas serão objecto de integração no projecto a desenvolver.

Bibliografia Complementar
Web technologies documentation (standards, recommendations, reference):
World Wide Web Consortium : http://www.w3.org
Documentação de programação móvel, e.g.:
https://developer.android.com/
https://developer.apple.com/
Documentação de plataformas de jogos, e.g.:
Phaser: https://phaser.io/
Unity3D: https://unity.com/
Documentação de APIs de Serviços e Conteúdos, e.g.:
Facebook : http://developers.facebook.com/
FlickR : http://www.flickr.com/services/api/
Twitter : https://dev.twitter.com/
YouTube : http://code.google.com/apis/youtube/overview.html
Google Maps : http://code.google.com/apis/maps/index.html
Google Data : http://code.google.com/apis/gdata/index.html
Documentação de APIs de Desenvolvimento (cliente), e.g.:
jQuery : http://jquery.com/
Documentação de Frameworks de desenvolvimento (servidor), e.g.:
Zend Framework : http://framework.zend.com/
Yii: http://www.yiiframework.com/
 
 
 

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Format: 2020-12-02
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