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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Engenharia de Software
2
S2
5
201920

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
24
0
0
24
0
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0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Rui Manuel da Silva Gomes
24
Docente
António Miguel Ribeiro dos Santos Rosado da Cruz
24

Resumo
A unidade curricular de Engenharia de Software procura dotar os alunos com conhecimentos sobre metodologias e técnicas para o desenvolvimento de software de qualidade. Para isso é dado especial enfase à utilização das boas práticas de engenharia de software preconizadas pelo Software Engineering Institute (SEI) no Software Engineering Body of Knowledge (SwEBOK).
Serão estudadas as diversas fases do processo de desenvolvimento de software, em particular o levantamento, modelação e análise de requisitos; o design de software; a construção e teste do sistema de software. Serão também abordados aspectos de gestão de projectos de software.

Objetivos da Aprendizagem
2- Compreender princípios, conceitos e métodos envolvidos na prática da engenharia de software, desde a análise de requisitos até à construção e testes de software.
1- Compreender o processo de desenvolvimento de software.

Conteudos Programáticos
Horas
1- O produto e o processo da engenharia de software
- Caracterização do produto software como um produto industrial
- Elementos base da engenharia de software
- Modelos de processos de desenvolvimento de software
3
2- Modelação de processo de negócio
- Definição de processo de negócio
- Linguagens de modelação de processos de negócio
- BPMN (Business Process Model and Notation)
6
3- Levantamento e análise de requisitos
- Requisitos funcionais e não funcionais
- Atividades de recolha de Requisitos
- Especificação e Modelação de Requisitos
- Diagramas de Casos de Utilização (UML)
- Modelo do domínio (Diagrama de classes)
6
4- Análise e design de software orientado por objetos
- Modelação do comportamento (diagramas de Sequência, Comunicação, Estados e Atividades); Relação entre modelo de comportamento e casos de uso; Contratos operacionais.
- Arquitetura lógica: O princípio de separação modelo-visão (model-view); Modelação da arquitetura (diagramas de Componentes).
- Design orientado por objetos: Modelação estática e dinâmica;
21
5- Validação e Verificação
- Normas de Qualidade de Software (na ótica do produto e do processo)
- Tipos de Testes de Software
- Fases de Teste de Software
6
6- Planeamento do projeto
- Definição de um caderno de encargos
- Conceitos de gestão de projetos de software
- Estimação e escalonamento de atividades (MS Project).
6

Metodologias de Ensino
Desenvolvimento de temas através de exposição oral e discussão participada, em simultâneo com a projeção dos conteúdos.
Nas aulas práticas serão abordados os mesmos temas das aulas teóricas, numa perspetiva de experimentação e utilização das seguintes ferramentas: Bizagi, StarUML, ArgoUML e JUnit com o NetBeans.

Avaliação
Tipologia de aulas de frequência obrigatória
As aulas TP não são obrigatórias. Aulas PL 80% obrigatórias

Época normal e período letivo
Avaliação Periódica, com a realização de 1 teste e 2 trabalhos, a nota mínima em qualquer elemento é de 8 valores:
Teste de avaliação (40%).
Trabalho escrito sobre tema de engenharia de software (20%).
Trabalho prático (para fazer em horário extralectivo e acompanhamento em aulas práticas), com um peso de 40% para a nota final.

Nota final = 60% componente teórica + 40% da componente prática


Época normal e exame final (acessível apenas a quem não tenha comparecido a nenhum momento de avaliação durante o período letivo, e que não tenha reprovado por faltas)

Exame escrito teórico/prático (100% da nota final) ou trabalho prático - TP (40%) e teste teórico TT (60%), em que Média (TP +TT) > 9,5 valores


Época de recurso

Exame escrito teórico/prático (100% da nota final) ou trabalho prático - TP (40%) e teste teórico TT (60%), em que Média (TP +TT) > 9,5 valores

Bibliografia Principal
Craig Larman: Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development, 3rd ed., August 2007, Prentice Hall PTR. ISBN: 0131489062.
Jeff Tian, Software quality engineering: testing, quality assurance, and quantifiable improvement, John Wiley, cop.2005
Lamsweerde, Axel van, Requirements engineering: from systems goals to UML models to software specifications, John Wiley, cop. 2009.
Sommerville Ian, Software engineering, Pearson Education, 2004.
Pressman, R, Software Engineering: A Practitioner's Approach, McGraw-Hill, 6ª edição, 2005.

Bibliografia Complementar
Silva, A. e Videira, C., UML - Metodologias e Ferramentas CASE, volume I, Centro Atlântico, 2005.
Mauro, N. e O?Neil, H., Fundamental do UML, 4ª edição, FCA Editora, 2004.
Miguel, A., Gestão de Projectos de Software, FCA-editora de informática, 2003.
Serrão, C. e Marques, J., Programação com PHP 5.3, FCA-editora de informática.
 
 
 

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Format: 2020-12-02
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