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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Tecnologias Web
2
S2
5
201819

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
32
0
0
32
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Pedro Miguel do Vale Moreira
32
Docente
António José Alves Antunes Viana
32

Resumo
Com a UC de Tecnologias Web pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos e as competências fundamentais no desenvolvimento de conteúdos e aplicações Web. A UC pretende introduzior as principais tecnologias, abordando quer questões de estrutura e apresentação de conteúdo quer a programação no servidor e no cliente e ainda a troca de informação entre aplicações. São abordadas as principais linguagens e tecnologias de desenvolvimento e programação para Web.

Objetivos da Aprendizagem
1- 1.Conhecer e distinguir e utilizar os principais serviços da Internet.
2- 2.Conhecer e utilizar as principais tecnologias de desenvolvimento Web, que do lado do cliente quer do lado do servidor.
3- 3.Conhecer e utilizar os mecanismos e metodologias fundamentais de teste e publicação dos conteúdos web.
4- 4. Conhecer e utilizar ferramentas de desenvolvimento de conteúdos Web..
5- 5. Dominar e saber aplicar diversas tecnologias de edição e programação orientadas para a web, com acesso a bases de dados, bem como de interoperabilidade entre as partes.

Conteudos Programáticos
Horas
1- 1. Conceitos Fundamentais de Internet e Web
8
2- 2. Desenvolvimento de Conteúdos Web (Programação Cliente)
Estrutura e Conteúdo: (X)HTML
Apresentação: CSS
comportamento: JavaScript
Troca de Dados: XML, JSON
Desenvolvimento usando Pedidos Assíncronos e DOM Scripting (AJAX)
Consumo de APIs
Usabilidade e Acessibilidade de Conteúdos

24
3- 3. Introdução à Programação no Servidor:
PHP
Acesso a Bases de Dados
16
4- 4. Bibliotecas e Frameworks de Produtividade: Bootstrap, JQuery
16

Metodologias de Ensino
Os principais conceitos, tecnologias e metodologias serão apresentados nas aulas teórico-práticas, nas quais se fará também a apresentação de exemplos ilustrativos. Salvo a devida interação e discussão, o formato será essencialmente expositivo. Todos os conceitos introduzidos são alvo de ilustração / implementação nas tecnologias / sistemas / linguagens / plataformas selecionadas para a UC. Esta seleção teve por base critérios principais: standardização, disseminação no mercado, e sempre que possível serem software livre.
A apresentação dos temas /tecnologias será muitas vezes realizada numa abordagem top-down, i.e., apresentando soluções que integrem o conjunto das conceitos e tecnologias e em fases posteriores ir aprofundando a apresentação dos mesmos através de exemplos mais elaborados e com maior detalhe na exposição de conceitos.
As aulas práticas adotam uma metodologia mais ativa e servirão o propósito de permitir a elaboração de exercícios e de acompanhamento de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Nestas sessões práticas e trabalhos são requeridos elevados níveis de trabalho individual e estudo autónomo por parte dos alunos, adquirindo e/ou aprofundando o seu conhecimento e experiência sobre aspetos relevantes para o desenvolvimento dos seus trabalhos.
Os principais conceitos transmitidos serão alvo de avaliação escrita, sendo as competências de desenvolvimento avaliadas através de trabalho prático e do desempenho nas aulas práticas.

Avaliação
Assiduidade: A assiduidade é obrigatória. Para obter aprovação à UC, o aluno tem que frequentar (ou ter frequentado) no mínimo 80% das aulas lecionadas.

Período Letivo:
A nota final será ponderada na seguinte proporção:
CF = 0,65 CP + 0,35 CT, com CT,CP >= 8.0
CP = 0,35 TP1 + 0,65 TP2, com TPx >= 8.0 (TP = trabalho prático)
CT = 0,3 MT1 + 0,3 MT2 + 0,4 MT3; com MTx >= 6.0 (MT = mini teste)

Época Normal. CT = 1,0 Exame
A realização da componente prática em época de exame está condicionada à redefinição dos trabalhos a realizar.
Época de Recurso e Especial:
A realização da componente prática em época de exame está condicionada à redefinição dos trabalhos a realizar.

Bibliografia Principal
[1] Pereira, A., Poupa, C., (2013) Linguagens WEB, 5ª edição, Edições Sílabo.
[2] Serrão, C. & Marques J; (2009) Programação com PHP, FCA
[3] Haverbeke,M. (2018) Eloquent JavaScript (http://eloquentjavascript.net/)
[4] Joreteg, H., Human Javascript, 2013 (http://read.humanjavascript.com/)
[5] Mozilla Users (2019), MDN Guides, (http://www.mdn.org)

Bibliografia Complementar
[6] Nixon, R., (2014) Learning PHP, MySql, Javascript, CSS & HTML5, 3rd edition, O'Reilly Media, 2014.
[7] Robbins, J., (2012) Learning Web Design: A Beginner's Guide to HTML, CSS, JavaScript, and Web Graphics, 4th edition, O'Reilly Media,
[8] Welling, L., Tomsom, L., (2008) PHP and MySQL Web Development, 4th edition, Addison-Wesley Professional
[9] David Flanagan (2011), JavaScript: The Definitive Guide, 6th Ed, O?Reilly
 
 
 

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Format: 2020-02-28
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