Programa Unidade Curricular

Paula Alexandra Carvalho de Sousa Rego
André Samuel Oliveira Gama Nunes Barbosa

Resumo
Este Unidade Curricular tem como principais objetivos fornecer conhecimentos base de fotografia, a história da fotografia e a composição da imagem. A aprendizagem das mais diversas técnicas de edição e otimização, através de ferramentas de software atuais para tratamento e edição de imagem, é o objetivo da segunda parte da UC.

Objetivos da Aprendizagem
1- Fotografia
A. Conhecer os principais elementos de composição fotográfica.
B. Aplicar o conhecimento na organização do espaço bidimensional da fotografia.
C. Demonstrar conhecimento e espírito crítico na leitura e interpretação de imagens.
2- Imagem Digital
D. Conhecer e distinguir os conceitos básicos associados à produção e edição de conteúdos baseados em gráficos do tipo bitmap.
E. Conhecer e manipular software de edição e tratamento de imagem.
F. Desenvolver capacidades para integrar o software de edição de imagem com outras aplicações gráficas.
G. Tratamento e correção de imagem a partir deste software.

Conteudos Programáticos
1- Fotografia
1.1 A Imagem e a Fotografia
1.2 A Composição
1.3 A Máquina Fotográfica
1.4 A Fotografia Digital
1.5 Projeto de Fotografia
2- Imagem Digital
2.1 Conceitos Fundamentais sobre Imagem Digital
2.2 Introdução ao Software de Edição e Tratamento de Imagem (Ferramentas, Visualização)
2.3 Trabalhar com Cores e Tons (Modelos de Cor, Histogramas, Ajustes)
2.4 Técnicas Básicas de Desenho
2.5 Tipografia
2.6 Filtros, Brushes, Layers, Máscaras e Canais
2.7 Trabalhar com Ferramentas da Web
2.8 Automatização de Tarefas
2.9 Importação e Exportação de ficheiros
2.10 Projeto de tratamento e edição de imagem

Metodologias de Ensino
As aulas são de índole essencialmente prática e experimental, sendo os conceitos e técnicas apresentadas e, sempre que possível, demonstradas. Os mesmos serão posteriormente aplicados na resolução de propostas de trabalho que demonstrem a aprendizagem e consolidação do conhecimento. A ferramenta de software utilizada para edição e tratamento de imagem é o Adobe Photoshop.
Será adotada uma metodologia que promove a utilização de ferramentas colaborativas de trabalho e comunicação entre todos os agentes envolvidos.

Assiduidade
A assiduidade não é obrigatória (na sequência da situação prolongada de suspensão presencial derivada do Covid-19).

Período Letivo: Avaliação por Projeto
A avaliação terá por base o desenvolvimento de propostas de trabalho, avaliadas segundo um briefing e um conjunto de critérios a apresentar em cada início de exercício/projeto.
A avaliação final será ponderada na seguinte proporção:
- projeto de fotografia - 50%;
- projeto de tratamento e edição de imagem - 50%;

A avaliação dos projetos pressupõe a entrega e cumprimento dos objetivos definidos na proposta dos mesmos, sendo obrigatória a realização e entrega de todos os elementos de avaliação. O cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega dos projetos é obrigatório, sujeitando-se o aluno, caso se verifique o seu incumprimento, a penalizações de 10% por dia, até ao limite máximo de 3 dias, não sendo aceites projetos além dessa data. Este ponto aplica-se a todos os alunos incluindo trabalhadores-estudantes.

Época Normal - Exame Final
Não se aplica na modalidade de Avaliação por Projeto.

Época de Recurso
Caso o resultado final em Avaliação por Projeto seja inferior a 9,5 valores, os alunos poderão inscrever-se a Exame de Recurso. O exame constará da entrega, apresentação e defesa de versões melhoradas dos projetos desenvolvidos durante o período letivo nos quais não tenham obtido aprovação. O Exame de Recurso será ponderado com os mesmos critérios de Avaliação por Projeto.

Outras épocas de exame
O exame constará da entrega, apresentação e defesa de novas versões dos projetos desenvolvidos durante o período letivo. O Exame será ponderado na seguinte proporção:
- projeto de fotografia - 50% (50% trabalho + 50% defesa);
- projeto de tratamento e edição de imagem - 50% (50% trabalho + 50% defesa).

Bibliografia Principal
Ferreira, F. T. (2009). Photoshop CS4 Curso Completo. Lisboa: FCA *
Hedgecoe, J. (1996). O Manual do Fotógrafo. Porto: Porto Editora *
Jeffrey, I. (1997). The photography book. London: Phaidon Press *
Langford, M. (1993). Guia Prático Fotografia. Porto: Editora Civilização *
Adobe Systems (2020). Guia do utilizador de Photoshop. Acedido em 20 de fevereiro de 2020 de https://helpx.adobe.com/pt/support/photoshop.html
Creative Bloq Staff (2019). 61 top-class Photoshop tutorials to try. Acedido em 20 de fevereiro de 2020 de http://www.creativebloq.com/graphic-design-tips/photoshop-tutorials-1232677

(*) livro existente na Biblioteca da ESTG

Bibliografia Complementar
Fotografia

Bauret, G. (2000). A Fotografia - história, estilos, tendências, aplicações, Colecção Arte & Comunicação. Lisboa: Edições 70
Daly, T. (2000). Fotografia Digital - Um Guia Prático. Lisboa: Livros & Livros.
Freeman, M. (2001). Grande Manual da Fotografia. Lisboa: Dinalivro *
Langford, M. (1996). Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivro *
Rêgo, J. (1994). Fotografia. Lisboa: Edições Asa *
Robin, M. -M (1999). 100 Fotos do Século - Grandes Momentos Históricos. Lisboa: Evergreen