Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Luis Miguel Cabrita Romero

Resumo
A Unidade pretende fornecer ao aluno conceitos, representações e implementações de funcionalidades envolvendo dados estáticas e dinâmicas de forma a capacitá-lo com os instrumentos para implementar uma vasta variedade de aplicações recorrendo ao paradigma da programação orientada ao objeto através da linguagem Java. É dado ênfase à absorção das várias formas de representação de objetos e respetivos comportamentos, tanto para fins de armazenamento como de simulação de processos. O aluno deverá adquirir a capacidade de conceber uma solução para um dado problema recorrendo às técnicas ministradas.

Objetivos da Aprendizagem
1- Introduzir ao estudante conceitos de representação de entidades e seus comportamentos
2- Aplicar metodologias de representação e manuseamento de dados recorrendo à programação orientada ao objeto
3- Exercitar metodologias de resolução de problemas de tamanho médio

Conteudos Programáticos
1- Interfaces
2- Coleções
3- Recursividade
4- Ordenação e Pesquisa
5- Tratamento de Ficheiros
6- Listas ligadas
7- ADT: Stacks, Queues
8- Árvores
9- Grafos

Metodologias de Ensino
Nas aulas teórico-práticas são expostos os conceitos e técnicas associadas de manipulação dos vários tipos de classes expostos, apoiado por exemplos práticos.
Nas aulas práticas laboratoriais são desenvolvidos conjuntos de exercícios relacionados com as matérias lecionadas nas aulas teórico-práticas. Periodicamente serão solicitados aos alunos a resolução de exercícios para efeitos de solidificação dos conhecimentos e avaliação.
É solicitado aos alunos a resolução de um projeto que consiste em conceber e implementar uma solução para um problema de média dimensão recorrendo às matérias expostas durante as aulas de contacto. Numa fase final da unidade é feito um acompanhamento da evolução do desenvolvimento do projeto proposto.

Avaliação
Assiduidade não obrigatória (na sequência da situação prolongada de suspensão presencial derivada do Covid-19).

Período letivo
A avaliação consiste em 2 componentes:
- A componente teórica - 50%
- A componente de projecto - 50%
A componente teórica consiste num teste escrito, presencial ou online;
Abrange a matéria total da unidade. Decorre durante o período letivo. Caso o aluno não tenha aproveitamento (nota menor que 8,0) poderá fazer na época de exame de recurso um teste sobre a totalidade da matéria.
O projeto consiste na conceção e implementação de uma solução para um problema proposto de média dimensão. É desenvolvido por grupos com um máximo de 2 alunos. Envolve uma entrega final estipulada no calendário da avaliação contínua. O projeto tem de ser apresentado pelo grupo ao docente para que seja validado e avaliado. Tem uma classificação mínima de 8,0 valores
O aluno tem de optar por uma avaliação no período letivo ou por exame na época normal.

Épocas de Exame
- A componente teórica - Um exame final com nota mínima de 8,0: 50%
- A componente de projecto - Sujeito a novo enunciado de trabalho: 50%
Caso o aluno queira apresentar o projeto em exame tem de solicitar um novo enunciado que é fornecido após a data de entrega do projeto no período letivo.

Bibliografia Principal
.- Estrutura de Dados e Algoritmos em Java, António Adrego da Rocha, 2011, FCA - Editora Informática, ISBN: 978-972-722-704-4.
.- Introduction to Programming Using Java, Seventh Edition, David J. Eck, 2018, http://math.hws.edu/javanotes/.

Bibliografia Complementar
.- Introduction to Java Programming, Comprehensive Version, 10th Edition, 2015, Y. Daniel Liang, Pearson Education, Inc., ISBN: 978-0-13-376131-3.
.- JAVA6 e Programação Orientada pelos Objectos, F. Mário Martins, 2009, FCA - Editora Informática, ISBN: 978-972-722-624-5.
.- Algorithms, Fourth Edition, Robert Sedgewick & Kevin Wayne, Addison-Wesley, 2011, ISBN: 978-0-321-57351-3.

Format: 2020-12-02