Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Empreendedorismo
2
S1
3
202021

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
32
0
0
0
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Teresa Cristina Fernandes Ferreira Madureira
32

Resumo
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de competências de empreendedorismo e de gestão, que lhes permitam identificar e aprofundar ideias de negócio com potencial, de forma a materializá-las num plano de negócios que viabilize a constituição de uma nova empresa.

Objetivos da Aprendizagem
1- 1- - Estimular a atitude de criação do auto-emprego, com projectos empresa inovadores, resultantes da propriedade intelectual dos promotores;
2- - Assegurar o desenvolvimento das competências fundamentais na condução de um plano de negócios e na constituição de uma nova empresa;
2- 3- - Dotar os alunos das competências necessárias para a venda da ideia ou plano de negócios junto das possíveis fontes de financiamento.
4 -Desenvolver nos alunos competências de auto-diagnóstico e de identificação de oportunidades para poderem ser empreendedores em qualquer lugar onde possam vir a desempenhar a sua actividade profissional;

Conteudos Programáticos
Horas
1- I- 1. Introdução ao empreendedorismo
1.1. Conceito
1.2. Obstáculos ao empreendedorismo
1.3. Factores estimuladores do sucesso
1.4. O Empreendedorismo Criativo


6
2- II- 2. Oportunidades e ideias
2.1. O ambiente da nova empresa
2.2. Fontes de novas ideias
2.3. Métodos de geração de ideias
6
3- III- 3. As formas jurídicas na nova empresa
3.1. A constituição jurídica da empresa
3.2. As empresas singulares e as sociedades comerciais
3.3. A protecção da propriedade intelectual.
4
4- IV- 4. O marketing da nova empresa
4.1. O estudo de mercado
4.2. A atratividade do negócio e a análise da cadeia de valor
4.3. As estratégias concorrenciais do negócio
4.4. A segmentação do mercado e o posicionamento
4.5. O marketing - mix
4
5- V- 5. O estudo da viabilidade económico-financeira do novo negócio
5.1. Apresentação do plano de financiamento e de investimento
5.2. As demonstrações financeiras
5.3. Métodos de avaliação do investimento
4
6- VI- 6. O plano de negócios
6.1. Os elementos do plano de negócios
6.2. A apresentação oral do plano de negócios
4

Metodologias de Ensino
Na metodologia a utilizar na aula procurar-se-á valorizar a participação e a interacção dos alunos com o docente, realçando-se as vivências e a criatividade dos participantes. Como tal, para além de recorrer-se a exposições, serão utilizados métodos activos, como técnicas pedagógicas de estudo de casos, exercícios formativos, jogos pedagógicos e brainstorming.

Avaliação
A avaliação contínua de conhecimentos compreende a realização dos seguintes elementos:
1. Estudo de caso (15%);
2. Plano de negócios (45%);
3. Teste escrito (40%).

Para aprovação à UC é necessário obter, pelo menos, 8 valores em cada elemento de avaliação, sendo a nota final calculada através da média ponderada.

Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação contínua de conhecimentos serão avaliados por exame, através da realização de um teste escrito global com uma ponderação de 100%.

É exigida a presença em 80% das aulas para efeitos de avaliação contínua ou exame.

Bibliografia Principal
FERREIRA, MANUEL PORTUGAL, SANTOS, JOÃO CARVALHO E SERRA, FERNANDO RIBEIRO, Ser empreendedor ? Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, Edições Sílabo, Lisboa, 2008.

Bibliografia Complementar
LINDON, D., LENDREVIE, J., DIONÍOSIO, P., e RODRIGUES, J. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações D. Quixote.
STUTELY, R. (2002). The Definitive Business Plan. London: Prentice-Hall.
HISRICH, R. D. e PETERS, M. P. (2004). Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman.
DUARTE, C. e ESPERANÇA, J. P. (2012). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro. Lisboa: Edições Sílabo.
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
Format: 2020-12-02
Format: 2020-12-02