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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Modelação 3D
1
S2
4
201920

 
T
TP
TC
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Horas de Contacto
0
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48
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Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Cláudio David Ribeiro Rodrigues
96

Resumo
Esta Unidade Curricular, de carácter maioritariamente prático, é estruturada de modo a introduzir os princípios e técnicas fundamentais da visualização e representação tridimensional para produções digitais.

Os alunos serão introduzidos a uma vasta gama de ferramentas e técnicas de modo a criarem e representarem objetos tridimensionais num suporte digital.

O objectivo principal da Unidade Curricular é de providenciar aos alunos as capacidades práticas e criativas de criar e visualizar trabalho tridimensional utilizando software líder de mercado mundial

Objetivos da Aprendizagem
1- Demonstrar e compreender os conceitos básicos da linguagem tridimensional e a sua aplicação nas técnicas de visualização tridimensional.
2- Aplicar as teorias e práticas de modelação tridimensional no domínio digital no desenvolvimento de trabalhos práticos, utilizando software líder de mercado.
3- Capacitar os alunos para a compreensão e análise crítica sobre o uso da linguagem tridimensional digital na representação e comunicação.
4- Demonstrar capacidades práticas na construção e modelação de objetos tridimensionais.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Introdução a conceitos básicos da linguagem tridimensional (Operações de manipulação e transformação de objetos e seus componentes; Construção de modelos tridimensionais recorrendo exclusivamente a primitivas geométricas)
6
2- Modelação de objetos utilizando geometrias NURBS (Criação de objetos tridimensionais através de operações sobre curvas; Introdução à geometria NURBS e seus componentes; Estudo de ferramentas de manipulação e edição de superfícies NURBS e de seus componentes)
3
3- Modelação de objetos utilizando geometrias Poligonais (Introdução à geometria poligonal e seus componentes; Estudo de ferramentas de manipulação e edição de superfícies poligonais e de seus componentes)
16
4- Aplicação de Texturas e de Iluminação (Estudo de diferentes tipos de materiais e respectivos atributos; Aplicação de materiais e mapeamento de texturas; Estudo de diferentes tipos de iluminação e respectivos atributos; Aplicação de iluminação nos cenários tridimensionais)
14
5- Síntese de Imagem (Renders) (Estudo de diferentes tipos de renders e suas definições)
9

Metodologias de Ensino
Aulas Práticas de Laboratório (PL) - Exposição participativa e discussão dos conceitos previstos no conteúdo programático, acompanhada pela análise de exemplos e resolução de exercícios práticos. Resolução de exercícios práticos aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas. Acompanhamento da implementação dos vários trabalhos práticos.

Horário extra-lectivo - Desenvolvimento de trabalhos práticos .

Avaliação
Assiduidade: A assiduidade não é obrigatória.

Período Letivo

Para obter aprovação à UC, o aluno deverá realizar 3 trabalhos práticos (sendo o final realizado no período da aula) com uma nota mínima de 8 valores, devendo a média ponderada das classificações obtidas nos mesmos ser igual ou superior a 10 valores. Ou seja, a classificação final (CF) será calculada da seguinte forma:

CF = 40% TP1 + 40% TP2 + 20% PP, desde que TP1>=8 val. e TP2 >=8 val. e PP>=8 val.

TP#: Classificação do Trabalho Prático #

PP - Classificação da Prova Prática

Época de Exames

CF = 40% TP1 + 40% TP2 + 20% PP, com TP1>=8 val. e TP2 >=8 val. e PP>=8 val., ou CF= 100% de um trabalho prático, sujeito a uma nova proposta (ou proposta reformulada).

A prova prática e as apresentações de trabalhos no período letivo e época de exames serão realizadas em regime não presencial (online), ou, se houver condições, presencialmente.

Bibliografia Principal
O'ROURKE, Michael - Principles of three-dimensional computer animation : modeling, rendering, and animating with 3D computer graphics. rev. ed. New York : W. W. Norton & Company, cop. 1998. 285, [8] p.. ISBN 0-393-73024-7
GONÇALVES, Maria Manuela Bento [et al.] - Level of detail for 3D graphics. San Francisco : Morgan Kaufmann Publishers, 2003. XXIV, 390 p.. ISBN 1-55860-838-9
REMA, João - Maya - depressa & bem, FCA, 2009.

Bibliografia Complementar
Brooker, D. (2012). "Essential CG Lighting Techniques", Taylor & Francis.
Capizzi, T. (2002). "3D Modelling and Texture Mapping."
Derakhshani, D. (2012). "Introducing Autodesk Maya 2013", Wiley.
Ratner, P. (2012). "3-D Human Modeling and Animation."
Parrish, D. A., "3D Lighting and Compositing", 2002
Livny, B., "Mental Ray for Maya, 3ds Max, and XSI: A 3D Artist's Guide to Rendering", Wiley, 2008
Franson, D., "2D Artwork and 3d Modeling for Game Artists.", 2003
Birn, J., "Digital lighting and rendering", New Riders, 2006
Vaughan, W., "Digital Modeling?, Pearson Education, 2011
 
 
 

Em destaque

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Format: 2020-12-02
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