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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Modelação 3D
1
S2
4
201819

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
0
0
0
48
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Docente
João Ferreira de Carvalho Castro Nunes
48
Responsável
Marco António Faria do Vale
36
Docente
Cláudio David Ribeiro Rodrigues
12

Resumo
Esta Unidade Curricular, de carácter maioritariamente prático, é estruturada de modo a introduzir os princípios e técnicas fundamentais da visualização e representação tridimensional para produções digitais.

Os alunos serão introduzidos a uma vasta gama de ferramentas e técnicas de modo a criarem e representarem objetos tridimensionais num suporte digital.

O objectivo principal da Unidade Curricular é de providenciar aos alunos as capacidades práticas e criativas de criar e visualizar trabalho tridimensional utilizando software líder de mercado mundial.

Objetivos da Aprendizagem
1- Demonstrar e compreender os conceitos básicos da linguagem tridimensional e a sua aplicação nas técnicas de visualização tridimensional.

Aplicar as teorias e práticas de modelação tridimensional no domínio digital no desenvolvimento de trabalhos práticos, utilizando software líder de mercado.
2- Capacitar os alunos para a compreensão e análise crítica sobre o uso da linguagem tridimensional digital na representação e comunicação.

Demonstrar capacidades práticas na construção e modelação de objetos tridimensionais.

Conteudos Programáticos
Horas
1- 1. Introdução a conceitos básicos da linguagem tridimensional (Operações de manipulação e transformação de objetos e seus componentes; Construção de modelos tridimensionais recorrendo exclusivamente a primitivas geométricas)
6
2- 2. Modelação de objetos utilizando geometrias NURBS (Criação de objetos tridimensionais através de operações sobre curvas; Introdução à geometria NURBS e seus componentes; Estudo de ferramentas de manipulação e edição de superfícies NURBS e de seus componentes)
12
3- 3. Modelação de objetos utilizando geometrias Poligonais (Introdução à geometria poligonal e seus componentes; Estudo de ferramentas de manipulação e edição de superfícies poligonais e de seus componentes)
16
4- 4. Aplicação de Texturas e de Iluminação (Estudo de diferentes tipos de materiais e respectivos atributos; Aplicação de materiais e mapeamento de texturas; Estudo de diferentes tipos de iluminação e respectivos atributos; Aplicação de iluminação nos cenários tridimensionais)
14
5- 5. Síntese de Imagem (Renders) (Estudo de diferentes tipos de renders e suas definições)
8

Metodologias de Ensino
Aulas Teórico-Práticas (TP) - Exposição participativa e discussão dos conceitos previstos no conteúdo programático, acompanhada pela análise de exemplos e resolução de exercícios práticos.

Aulas Práticas de Laboratório (PL) - Resolução de exercícios práticos aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas TP. Acompanhamento da implementação dos vários trabalhos práticos.

Horário extra-letivo - Desenvolvimento de trabalhos práticos .

Avaliação
Período Letivo
Para aprovar por frequência à Unidade Curricular de Modelação 3D o aluno deverá realizar três trabalhos práticos com uma nota mínima de oito valores, devendo a média ponderada das classificações obtidas nos mesmos ser superior a 10 valores, ficando deste modo dispensado da avaliação final (Exame Final Normal).

Exame Final Normal
Entrega e apresentação de 1 trabalho. O acesso a esta época está condicionado à não entrega de qualquer um dos trabalhos propostos durante o período letivo.

Época de Recurso
A avaliação nesta época está condicionada à possível redefinição dos trabalhos a realizar.

Bibliografia Principal
O'ROURKE, Michael - Principles of three-dimensional computer animation : modeling, rendering, and animating with 3D computer graphics. rev. ed. New York : W. W. Norton & Company, cop. 1998. 285, [8] p.. ISBN 0-393-73024-7
GONÇALVES, Maria Manuela Bento [et al.] - Level of detail for 3D graphics. San Francisco : Morgan Kaufmann Publishers, 2003. XXIV, 390 p.. ISBN 1-55860-838-9
REMA, João - Maya - depressa & bem, FCA, 2009.

Bibliografia Complementar
Brooker, D. (2012). "Essential CG Lighting Techniques", Taylor & Francis.
Capizzi, T. (2002). "3D Modelling and Texture Mapping."
Derakhshani, D. (2012). "Introducing Autodesk Maya 2013", Wiley.
Ratner, P. (2012). "3-D Human Modeling and Animation."
Parrish, D. A., "3D Lighting and Compositing", 2002
Livny, B., "Mental Ray for Maya, 3ds Max, and XSI: A 3D Artist's Guide to Rendering", Wiley, 2008
Franson, D., "2D Artwork and 3d Modeling for Game Artists.", 2003
Birn, J., "Digital lighting and rendering", New Riders, 2006
Vaughan, W., "Digital Modeling?, Pearson Education, 2011
 
 
 

Em destaque

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Format: 2020-02-28
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