Programa Unidade Curricular

Marco António Faria do Vale
Cláudio David Ribeiro Rodrigues

Resumo
Esta Unidade Curricular, de carácter maioritariamente prático, é estruturada de modo a introduzir os princípios e técnicas fundamentais da visualização e representação tridimensional para produções digitais.

Os alunos serão introduzidos a uma vasta gama de ferramentas e técnicas de modo a criarem e representarem objetos tridimensionais num suporte digital.

O objectivo principal da Unidade Curricular é de providenciar aos alunos as capacidades práticas e criativas de criar e visualizar trabalho tridimensional utilizando software líder de mercado mundial.

Objetivos da Aprendizagem
1- Demonstrar e compreender os conceitos básicos da linguagem tridimensional e a sua aplicação nas técnicas de visualização tridimensional.

Aplicar as teorias e práticas de modelação tridimensional no domínio digital no desenvolvimento de trabalhos práticos, utilizando software líder de mercado.
2- Capacitar os alunos para a compreensão e análise crítica sobre o uso da linguagem tridimensional digital na representação e comunicação.

Demonstrar capacidades práticas na construção e modelação de objetos tridimensionais.

Conteudos Programáticos
Horas
1- 1. Introdução a conceitos básicos da linguagem tridimensional (Operações de manipulação e transformação de objetos e seus componentes; Construção de modelos tridimensionais recorrendo exclusivamente a primitivas geométricas)
2- 2. Modelação de objetos utilizando geometrias NURBS (Criação de objetos tridimensionais através de operações sobre curvas; Introdução à geometria NURBS e seus componentes; Estudo de ferramentas de manipulação e edição de superfícies NURBS e de seus componentes)
3- 3. Modelação de objetos utilizando geometrias Poligonais (Introdução à geometria poligonal e seus componentes; Estudo de ferramentas de manipulação e edição de superfícies poligonais e de seus componentes)
4- 4. Aplicação de Texturas e de Iluminação (Estudo de diferentes tipos de materiais e respectivos atributos; Aplicação de materiais e mapeamento de texturas; Estudo de diferentes tipos de iluminação e respectivos atributos; Aplicação de iluminação nos cenários tridimensionais)
5- 5. Síntese de Imagem (Renders) (Estudo de diferentes tipos de renders e suas definições)

Metodologias de Ensino
Aulas Teórico-Práticas (TP) - Exposição participativa e discussão dos conceitos previstos no conteúdo programático, acompanhada pela análise de exemplos e resolução de exercícios práticos.

Aulas Práticas de Laboratório (PL) - Resolução de exercícios práticos aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas TP. Acompanhamento da implementação dos vários trabalhos práticos.

Horário extra-letivo - Desenvolvimento de trabalhos práticos .

Período Letivo
Para aprovar por frequência à Unidade Curricular de Modelação 3D o aluno deverá realizar três trabalhos práticos com uma nota mínima de oito valores, devendo a média ponderada das classificações obtidas nos mesmos ser superior a 10 valores, ficando deste modo dispensado da avaliação final (Exame Final Normal).

Exame Final Normal
Entrega e apresentação de 1 trabalho. O acesso a esta época está condicionado à não entrega de qualquer um dos trabalhos propostos durante o período letivo.

Época de Recurso
A avaliação nesta época está condicionada à possível redefinição dos trabalhos a realizar.

Bibliografia Principal
O'ROURKE, Michael - Principles of three-dimensional computer animation : modeling, rendering, and animating with 3D computer graphics. rev. ed. New York : W. W. Norton & Company, cop. 1998. 285, [8] p.. ISBN 0-393-73024-7
GONÇALVES, Maria Manuela Bento [et al.] - Level of detail for 3D graphics. San Francisco : Morgan Kaufmann Publishers, 2003. XXIV, 390 p.. ISBN 1-55860-838-9
REMA, João - Maya - depressa & bem, FCA, 2009.

Bibliografia Complementar
Brooker, D. (2012). "Essential CG Lighting Techniques", Taylor & Francis.
Capizzi, T. (2002). "3D Modelling and Texture Mapping."
Derakhshani, D. (2012). "Introducing Autodesk Maya 2013", Wiley.
Ratner, P. (2012). "3-D Human Modeling and Animation."
Parrish, D. A., "3D Lighting and Compositing", 2002
Livny, B., "Mental Ray for Maya, 3ds Max, and XSI: A 3D Artist's Guide to Rendering", Wiley, 2008
Franson, D., "2D Artwork and 3d Modeling for Game Artists.", 2003
Birn, J., "Digital lighting and rendering", New Riders, 2006