Programa Unidade Curricular

Cláudio David Ribeiro Rodrigues
João Nuno Paiva Azevedo

Resumo
Esta Unidade Curricular, de caracter maioritariamente prático, é estruturada de modo a introduzir os princípios e técnicas fundamentais da animação tridimensional para produções digitais.

Os alunos serão introduzidos a uma vasta gama de ferramentas e técnicas de modo a animarem elementos tridimensionais num suporte digital.

O principal objectivo da Unidade Curricular é o de providenciar aos alunos as capacidades práticas e criativas de criar e animar um trabalho tridimensional utilizando software líder de mercado mundial.

Objetivos da Aprendizagem
1- Aplicar teorias e práticas de animação tridimensional no domínio digital no desenvolvimento de trabalhos práticos, utilizando software líder de mercado.
2- Capacitar os alunos para analisarem criticamente e compreenderem o uso da linguagem tridimensional digital para a representação e comunicação.
3- Capacitar os alunos para a compreensão do movimento relativamente ao tempo.
4- Animação de objetos e aplicação dos princípios da animação em personagens virtuais, por intermédio de esqueletos e outros controlos avançados.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Conceitos básicos de animação (Introdução à animação utilizando técnicas de Keyframing, Motion Path, Deformadores, Set driven keys, Expressões (script) e Dinâmicas; Estudo e aplicação dos princípios da Animação)
2- Configuração de Personagens (Criação do esqueleto base; Criação de controladores básicos para animação de personagens)
3- Animação de Personagens (Estudo e análise dos comportamentos físicos de Humanos; Animações Cíclicas; Aquisição de Movimento; Mapeamento dos dados da aquisição de movimento a personagens)

Metodologias de Ensino
Aulas Teórico-Práticas (TP) - Exposição participativa e discussão dos conceitos previstos no conteúdo programático, acompanhada pela análise de exemplos e resolução de exercícios práticos.

Aulas Práticas de Laboratório (PL) - Resolução de exercícios práticos aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas TP. Acompanhamento da implementação dos vários trabalhos práticos.

Horário extra-letivo - Desenvolvimento de trabalhos práticos.

A avaliação é contínua e obedecerá aos seguintes pontos:

1. desenvolvimento de dois projetos práticos -90%: (TP01 - 35%; TP02 - 65%;)
2. participação e interesse nas aulas - 10%;

Qualquer um dos elementos práticos de avaliação tem uma nota mínima de 8 valores.

Os alunos em regime de trabalhador-estudante estão sujeitos a todos os elementos de avaliação, com exceção do ponto 2. Neste caso, a avaliação incidirá apenas no ponto 1, usando uma ponderação de 100%.

Bibliografia Principal
Maestri, G. (2006). Digital Character Animation 3, New Riders
Osipa, J. (2010). Stop Staring: Facial Modeling and Animation Done Right, Wiley
Ratner, P. (2012). 3-D Human Modeling and Animation