Programa Unidade Curricular

Alexandre Ulisses Fonseca de Almeida e Silva
Nuno Miguel Cristino Ribeiro

Resumo
Pretende-se com esta UC que os alunos sejam capazes de conceber a pré-produção de um produto audiovisual, considerando, simultaneamente, a sua divulgação.

Objetivos da Aprendizagem
1- A) Comparar os diferentes tipos de narrativas audiovisuais apresentado diferenças e pontos em comum entre as mesmas.

2- B) Escrever um argumento, um guião e um storyboard para uma narrativa audiovisual de curta duração.

3- C) Enumerar e utilizar as diferentes soluções para a composição de imagem (mise en scene) numa narrativa audiovisual.

4- D) Desenvolver a capacidade de investigação, experimentação e reflexão, aprofundando as aptidões manuais e intelectuais, iniciativa pessoal, capacidade criativa e espírito crítico.

5- E) Perceber a evolução da imagem comercial associada à produção audiovisual, reflectindo o process

Conteudos Programáticos
Horas
1- 1. As diferentes narrativas audiovisuais (8h) - O filme de ficção; - O documentário; - O filme de animação; - O filme publicitário; - O videoclip.
2- 2. Genéricos e narrativas audiovisuais: conceitos (2h) - A tipografia; - A cor; - O ritmo; - A mensagem.
3- 3. Escrita para audiovisual (8h) - O argumento; - O guião técnico; - O storyboard.
4- 4. Cinematografia (4h) - Composição da imagem (mise en scéne); - Lentes e câmaras; - O cenário.
5- 5. A equipa de produção de um produto audiovisual (2h) - Pessoas e Funções.
6- 6. Iluminação (2h) - Projectores; - Esquemas de iluminação.
7- 7. Som (4h) - O papel do som nas diversas narrativas audiovisuais; - Acústica; - Microfones; - Captura e edição de som digital; - A música, a fala e os efeitos especiais; - Composição de som; - Manipulação de software de composição e processamento de som.
8- 8. Composição da narrativa (4h) - A montagem em cinema; - Técnicas de montagem.
9- 9. Direcção de actores. (2h)
10- 10. Projectos Pré-produção audiovisual - Argumento (12h) - Guião (8h) - Storyboard (8h)

Metodologias de Ensino
Aulas de exposição teórica. Visionamento de exemplos. Pesquisa e utilização de casos de estudo. Implementação de projectos.

Avaliação por Projecto
A avaliação final será ponderada na seguinte proporção:
- Argumento - 25%;
- Guião - 35%;
- Storyboard - 35%;
- Participação, interesse e aquisição de competências - 05%.
A avaliação dos projectos pressupõe a entrega e cumprimento dos objectivos definidos no briefing das propostas. O cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega dos projectos é obrigatório, sujeitando-se o aluno, caso se verifique o seu incumprimento, a penalizações de 10% por dia, até ao limite máximo de 3 dias, que afectarão a avaliação final do mesmo, e não serão aceites projectos além deste prazo. Este ponto aplica-se a todos os alunos incluindo os trabalhadores-estudantes. É obrigatória a realização e entrega de todos os elementos de avaliação e o seu incumprimento implica reprovação à UC, com possibilidade de ser avaliado em Exame de Recurso.
Ficam aprovados todos os alunos com avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Assiduidade
O limite máximo de faltas é de 20% sobre o total de aulas a serem leccionadas. Exceder esta percentagem implica a reprovação por faltas à Unidade Curricular, sem possibilidade de ser avaliado por exame, devendo esse valor ser controlado pelo aluno. Os alunos com estatuto trabalhador-estudante não estão incluídos neste ponto.
Exame Normal
Não se aplica.
Exame de Recurso
Caso o resultado final em Avaliação por Projecto seja inferior a 9,5 valores, os alunos poderão inscrever-se a Exame de Recurso. O exame constará da entrega, apresentação e defesa de versões melhoradas das componentes realizadas em Avaliação por Projecto, nas quais não tenham obtido aprovação. Para este efeito são considerados os parâmetros de Avaliação por Projecto.
Exame de Melhoria de Nota e Especial
O exame constará da entrega, apresentação e defesa de novas versões de todas as componentes realizadas em Avaliação por Projecto. O desenvolvimento é individual.
O Exame será ponderado na seguinte proporção:
- Argumento - 30%;
- Guião - 35%;
- Storyboard - 35%.

Bibliografia Principal
Apontamentos fornecidos pelos docentes.

KATZ, Steven D., Film Directing Shot by Shot: Visualizing from concept to screen, Stoneham: Focal Press, 1991.

MARNER, Terence St. John, A Realização Cinematográfica, Lisboa: Edições 70 *

* livro existente na Biblioteca da ESTG

Bibliografia Complementar
CARTER, Rob, Tipografia de Computador: Cor & Tipo, Destarte, 1999 *