Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Sistemas Multimédia
3
S1
5
201920

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
24
0
0
32
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Pedro Miguel Teixeira Faria
56

Resumo
Os conteúdos multimédia incorporam diversas representações como texto, imagens, vídeo e áudio. Os sistemas multimédia interativos têm de integrar estes conteúdos, em conjunto com mecanismos de interação, com o objetivo de fornecer experiências ricas ao utilizador. Esta unidade curricular incide sobre fundamentos dos sistemas multimédia interativos, nomeadamente a representação de tipos de dados multimédia e o planeamento, desenvolvimento e implementação de aplicações multimédia interativas.

Objetivos da Aprendizagem
1- Conhecer os fundamentos dos sistemas multimédia e das tecnologias interativas.
2- Conhecer os diversos tipos de media e respectivos mecanismos de criação e aquisição, edição e processamento, representação e formatos digitais e ainda a sua integração em aplicações.
3- Conhecer e utilizar diversos métodos de compressão de media.
4- Conhecer e utilizar linguagens e plataformas de programação para o desenvolvimento de conteúdos multimédia interativos.
5- Desenvolver aplicações multimédia remotas e locais.

Conteudos Programáticos
Horas
1- Introdução à Multimédia e seus Fundamentos
2
2- Tipos de Media: Texto, Gráficos, Imagem Digital, Vídeo Digital, Áudio Digital, Animação
2
3- Representação de Informação Digital
2
4- Representação Digital de Cor
2
5- Compressão de Informação Digital
- Elementos Fundamentais de Teoria de Informação
- Algoritmos de Compressão com e sem Perdas
6
6- Plataformas de desenvolvimento e programação de conteúdos multimédia interativos
- Plataformas de Desenvolvimento (ECMAScript/Javascript e Processing)
- O Paradigma da Programação Guiada por Eventos
- Animação Programática: espaço, velocidade e aceleração
- Programação de Sistemas Interativos
- Integração de Media
- Intercâmbio de dados estruturados: XML e JSON
- Redes e Comunicações
24
7- Desenvolvimento de Aplicações Multimédia Interativas
10
8- Avaliação e Apresentação / Discussão de Trabalhos
8

Metodologias de Ensino
Os principais conceitos, tecnologias e metodologias serão apresentados nas aulas teórico-práticas, nas quais se fará também a apresentação de exemplos ilustrativos. As aulas práticas-laboratoriais servirão o propósito de permitir a realização de exercícios e o desenvolvimento de aplicações multimédia interativas e o acompanhamento dos trabalhos a desenvolver pelos alunos. Os principais conceitos serão alvo de avaliação escrita, sendo as competências de desenvolvimento avaliadas através de exercícios e trabalhos práticos e do desempenho nas aulas. Os trabalhos a desenvolver requerem elevados níveis de trabalho individual e de autonomia.

Avaliação
A avaliação terá diversos componentes divididos por uma avaliação escrita (CT) (de enfoque mais teórico) e por uma avaliação prática (CP) (exercícios e trabalhos práticos). Os exercícios e trabalhos práticos (TP#) serão realizados essencialmente fora do contexto de aula podendo ser alvo de acompanhamento durante as aulas. Estes poderão ser alvo de apresentação no contexto letivo e/ou em sessões especialmente agendadas para o efeito. A realização da componente prática (CP) em época de exame está condicionada à redefinição dos trabalhos a realizar.
Nas aulas será realizado um acompanhamento contínuo dos projetos (TPx)

CF = (0,70 CP) + (0,30 CT), desde que CP >= 8.0 e CT >= 7.0
CP = (0,35 TP1) + (0,65 TP2), com TPx, > 8.0
CT = (1,00 TT1)
CF: Classificação Final; CP: Classificação Prática; CT: Classificação Teórica
TP#: Classificação do Trabalho Prático #; TT#: Teste Teórico #

Exame:
TT1 e/ou Reformulação de TP1+TP2

Trabalhadores Estudantes:
Aplicam-se as mesmas condições.

Assiduidade: Assiduidade obrigatória nas aulas TP e PL (> 80%)

Bibliografia Principal
Apontamentos e Exemplos fornecidos pelo docente
Nuno Ribeiro, Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012
José Torres e Nuno Ribeiro, Tecnologias de Compressão Multimédia, FCA, 2009
Daniel Shiffman, The Nature of Code, http://natureofcode.com/book, 2012
Daniel Shiffman, Learning Processing, http://learningprocessing.com, 2015
Processing Foundation, Processing Language Reference, https://processing.org/reference/, 2019
Phaser.io, https://phaser.io/learn, 2019

Bibliografia Complementar
Nigel Chapman & Jenny Chapman, Digital Multimedia, 3rd ed., Wiley, 2009
Ze-Nian Li and Mark S. Drew, Fundamentals of Multimedia, Prentice-Hall, 2004
Sayood, Introduction to Data Compression, 5th ed., Morgan Kaufmann, 2017
David Salomon, Data Compression: The Complete Reference, Springer, 2007
C. D. Manning and P. Raghavan and H. Schütze, Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press. 2009
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
Format: 2020-02-28
Format: 2020-02-28