Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Sidónio Martins Brazete

Resumo
Pretende-se que os alunos compreendam as características essenciais, a organização e o modo de funcionamento das redes de computadores em geral e das redes TCP/IP e da Internet em particular. Para tal serão estudados desde os meios de suporte à comunicação de dados, até às aplicações mais comuns das redes, passando pelos protocolos que suportam o funcionamento do conjunto.

Objetivos da Aprendizagem
1- Perceber os conceitos fundamentais das redes de computadores.
2- Instalar, configurar dispositivos de uma rede de computadores (em termos de router e interfaces de rede).
3- Instalar e configurar software de aplicação para uma organização (Servidores DHCP, Proxy, DNS, HTTP, FTP, Mail) nos principais sistemas operativos.
4- Compreender as várias tecnologias de redes locais de computadores.
5- Desenvolver aplicações básicas para a Internet usando programação em sockets.
6- Perceber os conceitos básicos de segurança de uma rede instalando e configurando um servidor HTTPs e um servidor de mail seguro.

Conteudos Programáticos
1- - Introdução às Redes de Computadores e à Internet.
2- - Camada de Rede: Endereçamento e encaminhamento na Internet Protocolos IPv4, ARP, ICMP, IPV6 Ferramentas de diagnóstico da rede.
3- - Camada de Transporte: Protocolos TCP e UDP
4- - Camada de Aplicação: O interface Socket; DNS, Correio Eletrónico, FTP, www.
5- - Segurança na rede: aspetos de segurança, Criptografia, Firewall.
6- - Redes Locais de Computadores: Técnicas de acesso ao meio, arquiteturas IEEE 802.

Metodologias de Ensino
Nas aulas TP (40%) serão abordados as bases teóricas que fundamentam a unidade curricular com a resolução de problemas relacionados com as aplicações práticas reais. Nas aulas práticas (60%) será realizado um projeto dividido em 6 pequenos trabalhos que tem por fim a instalação em laboratório de uma rede empresarial e as aplicações principal dessa rede. Será pedido aos alunos também a realização de uma pequena aplicação usando sockets.

Avaliação
Assiduidade: A assiduidade não é obrigatória, na sequência da situação prolongada de suspensão presencial derivada do Covid-19.

Período Letivo e Época Normal:

Avaliação da componente prática

?Apresentação, via videoconferência, até 9 de junho de 2020 dos trabalhos práticos. Peso na nota final é de 60%.

Avaliação da componente teórica

?Realização de um teste escrito sem consulta. Peso na nota final é de 40%.

Condições de Aprovação: Ter nota superior a 9,5 no conjunto das avaliações e ter nota superior a 7,5 na componente teórica.

Época de Recurso:

Avaliação da componente prática

?Apresentação, via videoconferência, até 1 de julho de 2020 dos trabalhos práticos. Peso na nota final é de 60%.

Avaliação da componente teórica

?Realização de um exame escrito sem consulta. Peso na nota final = 40%.

Os testes e exames escritos são realizados em regime não presencial (online), ou, caso seja possível, de forma presencial.

Não dispensa a consulta da página oficial da unidade curricular no moodle

Bibliografia Principal

James F. Kurose, Keith W. Ross;Computer Networking - a Top-Down Approach, 5th Edition, Pearson, 2010. ISBN: 0-13-607967-9

Bibliografia Complementar

Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall;Computer Networks, 5/E, Prentice Hall, 2011. ISBN: ISBN-10: 0132126958
Stallings, William;Data and Computer Communications. 8/E, Pearson Prentice Hall, 2011ISBN: 0-13-243310-9
Edmundo M., Fernando Boavida, Engenharia de Redes Informáticas, 10/E, FCA,2012, ISBN:978-972-722-694-8.

Format: 2020-12-02