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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Design Multimédia
1
S2
5
201920

 
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Horas de Contacto
0
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48
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Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Docente
Paula Alexandra Carvalho de Sousa Rego
38
Responsável
Patrícia Alexandra Pinheiro de Castro Vieira
58

Resumo
Nesta unidade curricular desenvolvem-se layouts web e identificam-se necessidades subjacentes à sua implementação. Estes são aplicados de acordo com objetivos predefinidos e tendo em consideração todas as unidades gráficas que compõem e organizam o espaço virtual, destacando a importância da composição visual e a sua inserção no processo de comunicação visual. Além disto, esta unidade curricular dá a conhecer alguns conceitos e ferramentas básicas para a conceção de uma página da web.
Esta unidade curricular inclui os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Design Gráfico.

Objetivos da Aprendizagem
1- Analisar e conceber layouts para interfaces interactivos que comuniquem com uma audiência, recorrendo ao potencial expressivo, criativo e narrativo do texto, imagem, cor e composição
2- Conhecer as metodologias e ferramentas de estruturação de layouts web, aplicando o conhecimento na análise e estruturação de conteúdos
3- Manipular software de desenho vetorial, de tratamento de imagem e de conceção de páginas web

Conteudos Programáticos
Horas
1- Introdução à multimédia
- Caracterização da multimédia
- Os meios multimédia
- Caracterização dos diferentes objetos multimédia
2
2- User Interface (UI) Design
- Fases preliminares de um produto interactivo
- Elementos do interface do utilizador web
- Anatomia do mockup
- Metáfora, personalidade ou estilo unificador
6
3- Produção de sítios web
- Editores e ferramentas de desenvolvimento web
- HTML - definições e conceitos associados.
- Estrutura e conteúdo de documentos HTML
- Formatação de conteúdos através de CSS (Cascade Style Sheets)
- Publicação de conteúdos web
12
4- Projeto de Design Multimédia

28

Metodologias de Ensino
As aulas assentam em metodologias de exposição teórica e visionamento de exemplos com recurso a meios de projeção audiovisuais. São de índole essencialmente prática e aplicativa, sendo os conceitos e técnicas expostos e o conhecimento consolidado sob a forma de exercícios e projetos, com acompanhamento direto das docentes e através da plataforma e-learning. As aulas exploram técnicas e ferramentas de conceção, desenvolvimento e implementação, assim como de auto análise e auto crítica.
Os projetos propostos serão a base para estimular o desenvolvimento da capacidade de investigação, de experimentação e de reflexão, aprofundando as aptidões manuais e intelectuais, a iniciativa pessoal, a capacidade criativa e o espírito crítico.

Avaliação
AVALIAÇÃO POR PROJETO
A avaliação terá por base o desenvolvimento de propostas de trabalho, avaliadas segundo um briefing e um conjunto de critérios a apresentar em cada início de projeto, bem como a participação, interesse e aquisição de competências pelo aluno.

A avaliação final será ponderada na proporção abaixo indicada, sendo obrigatória a obtenção de uma classificação mínima de 8 valores em cada uma das componentes do projeto:
- projeto design multimédia (layout em Illustrator) (classificação mínima: 8 valores) - 45%
- projeto design multimédia (implementação em HTML e CSS) (classificação mínima: 8 valores) - 45%
- participação, interesse e aquisição de competências - 10%.

A avaliação dos projectos pressupõe a entrega e cumprimento dos objectivos definidos na proposta dos mesmos. O cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega dos projectos é obrigatório, sujeitando-se o aluno, caso se verifique o seu incumprimento, a penalizações de 10% por dia, até ao limite máximo de 3 dias, não sendo aceites projectos além dessa data. Este ponto aplica-se a todos os alunos incluindo trabalhadores-estudantes. Ficam aprovados todos os alunos com avaliação final igual ou superior a 9,5 valores que cumpram estes requisitos.

ASSIDUIDADE
A assiduidade não é obrigatória, na sequência da situação prolongada de suspensão presencial derivada do Covid-19, podendo os alunos aceder à época de recurso. Contudo, caso não obtenham aprovação em Exame de Recurso, os alunos com assiduidade P < 80% das aulas lecionadas têm obrigatoriamente de ter frequência às aulas no ano letivo seguinte.


ÉPOCA NORMAL (Exame final)
Não se aplica na modalidade de Avaliação por Projeto.


ÉPOCA DE RECURSO
Caso o resultado final em Avaliação por Projeto seja inferior a 9,5 valores ou alguma das componentes do projecto seja inferior a 8 valores, os alunos poderão inscrever-se a Exame de Recurso. O exame constará da entrega, apresentação e defesa de versões melhoradas das componentes do projeto desenvolvidos durante o período letivo nos quais não tenham obtido aprovação. O Exame de Recurso será ponderado com os mesmos critérios de Avaliação por Projeto.


OUTRAS ÉPOCAS DE EXAME
O exame constará da entrega, apresentação e defesa de nova versão do projeto desenvolvido durante o período letivo, sendo que 50% da nota do projeto de design multimédia corresponde à apresentação e defesa do mesmo.

Bibliografia Principal
Carter, R. (1999). Tipografia de Computador: Cor & Tipo. Lisboa: Destarte *
Carter, R. (1999). Tipografia de Computador: Tipografia Experimental. Lisboa: Destarte *
Garrand, T. (1997). Writing for Multimedia. Newton: Focal Press *
Gordon, B. & M. (2003). O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros *

Robson, E. & Freeman, E. (2012). Head First HTML and CSS (2nd ed.). Sebastopol, CA: O'Reilly Media. Acedido em 05 de fevereiro de 2018 de https://ebooks-it.org/0596159900-ebook.htm

UxPin - ebooks. Acedido em 4 de fevereiro de 2018 de https://studio.uxpin.com/ebooks/
The Guide to Wireframing + The Guide to Mockups + Web UI Design Best Practices

w3schools.com (2020). Acedido em 05 de fevereiro de 2020 de http://www.w3schools.com/

* livro existente na biblioteca da ESTG

Bibliografia Complementar
Adobe Creative Team (2019). Adobe Dreamweaver CC - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press
Adobe Creative Team (2017). Adobe Illustrator CC - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press
Adobe Creative Team (2015). Adobe Photoshop CC - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press

Beaumont, M. (1988). Typo y Color. Madrid: Hermann Blume *
Davis, J., Merritt, S. (1998). The Web Design Wow! Book - showcasing the best of on-screen communication. Berkeley CA: Peachpit Press *
Dayton, L., Davis, J. (1998). Photoshop 4 Wow! Book. Berkeley: Peachpit Press *
Dul, J., Weerdmeester, B. (1995). Ergonomia Prática. São Paulo: Editora Edgard Blusher *
Figueiredo, B. (2004). Web Design: Estrutura, Concepção e Produção de Sites Web (2ª ed. actualizada e aumentada). Lisboa: FCA *
Fluckiger, F. (1995). Understanding Networked Multimedia. New York: Prentice-Hall *
Fonseca, M. J., Campos, P., Gonçalves, D. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA
Lopuck, L. (1996). Designing Multimedia - a visual guide to multimedia and online graphic design. Berkeley: Peachpit Press
Morgan, C. (1999). Logos - Logo, identidade, marca, cultura. Lisboa: Desdarte
Newark, Q. (2002). What Is Graphic Design?. Sussex: Roto Vision *
Oliveira, H. (2011). DREAMWEAVER CS5.5 & CS5 ? CURSO COMPLETO. Lisboa: FCA
Osborn, J., AGI Creative Team (2012). Adobe Dreamweaver CS6 Digital Classroom. New York: Wiley
Osborn, J., AGI Creative Team (2011). HTML5 Digital Classroom. New York: Wiley
Remoaldo, P. (2011). CSS3. Lisboa: FCA
Ribeiro, N. (2007). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA *
Vaughan, T. (2001). Multimedia: Making It Work (5th ed.). New York: Osborne/McGraw-Hill *

* livro existente na biblioteca da ESTG
 
 
 

Em destaque

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