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Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Design Multimédia
1
S2
5
201819

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
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EC
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OT
Horas de Contacto
0
0
0
0
48
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0
0
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Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Docente
Paula Alexandra Carvalho de Sousa Rego
38
Responsável
Patrícia Alexandra Pinheiro de Castro Vieira
58

Resumo
Nesta unidade curricular desenvolvem-se layouts web e identificam-se necessidades subjacentes à sua implementação. Estes são aplicados de acordo com objetivos predefinidos e tendo em consideração todas as unidades gráficas que compõem e organizam o espaço virtual, destacando a importância da composição visual e a sua inserção no processo de comunicação visual. Além disto, esta unidade curricular dá a conhecer alguns conceitos e ferramentas básicas para a conceção de uma página da web bem como alguns conhecimentos de ilustração e animação.
Esta unidade curricular inclui os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Design Gráfico.

Objetivos da Aprendizagem
1- Analisar e conceber layouts para interfaces interactivos que comuniquem com uma audiência, recorrendo ao potencial expressivo, criativo e narrativo do texto, imagem, cor e composição
2- Conhecer as metodologias e ferramentas de estruturação de layouts web, aplicando o conhecimento na análise e estruturação de conteúdos
3- Manipular software de desenho vetorial, de tratamento de imagem e de conceção de páginas web
4- Compreender os conceitos básicos de animação e desenvolver um produto animado

Conteudos Programáticos
Horas
1- Introdução à multimédia
- Caracterização da multimédia
- Os meios multimédia
- Caracterização dos diferentes objetos multimédia
2
2- User Interface (UI) Design
- Fases preliminares de um produto interactivo
- Elementos do interface do utilizador web
- Anatomia do mockup
- Metáfora, personalidade ou estilo unificador
4
3- Animação
- História da animação
- Os materiais
- Desenvolvimento de personagens
- Flipbooks
- Stop-motion
- Cell Animation
- Cenários
- Animação de objetos através de processos não digitais
4
4- Produção de sítios web
- Editores e ferramentas de desenvolvimento web
- HTML - definições e conceitos associados.
- Estrutura e conteúdo de documentos HTML
- Formatação de conteúdos através de CSS (Cascade Style Sheets)
- Publicação de conteúdos web
12
5- Projetos
- Design Multimédia
- Animação
26

Metodologias de Ensino
As aulas assentam em metodologias de exposição teórica e visionamento de exemplos com recurso a meios de projeção audiovisuais. São de índole essencialmente prática e aplicativa, sendo os conceitos e técnicas expostos e o conhecimento consolidado sob a forma de exercícios e projetos, com acompanhamento direto das docentes e através da plataforma e-learning. As aulas exploram técnicas e ferramentas de conceção, desenvolvimento e implementação, assim como de auto análise e auto crítica.
Os projetos propostos serão a base para estimular o desenvolvimento da capacidade de investigação, de experimentação e de reflexão, aprofundando as aptidões manuais e intelectuais, a iniciativa pessoal, a capacidade criativa e o espírito crítico.

Avaliação
AVALIAÇÃO POR PROJETO
A avaliação terá por base o desenvolvimento de propostas de trabalho, avaliadas segundo um briefing e um conjunto de critérios a apresentar em cada início de projeto, bem como a participação, interesse e aquisição de competências pelo aluno.

A avaliação final será ponderada na seguinte proporção:
- projeto design multimédia (layout em Illustrator) - 35%
- projeto design multimédia (implementação em HTML e CSS) - 35%
- projeto animação (ilustração e stop motion em Illustrator e/ou Photoshop) - 20%
- participação, interesse e aquisição de competências - 10%.

A avaliação dos projectos pressupõe a entrega e cumprimento dos objectivos definidos na proposta dos mesmos, sendo obrigatória a realização e entrega de todos os elementos de avaliação. O cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega dos projectos é obrigatório, sujeitando-se o aluno, caso se verifique o seu incumprimento, a penalizações de 10% por dia, até ao limite máximo de 3 dias, não sendo aceites projectos além dessa data. Este ponto aplica-se a todos os alunos incluindo trabalhadores-estudantes. Ficam aprovados todos os alunos com avaliação final igual ou superior a 9,5 valores que cumpram estes requisitos.

ASSIDUIDADE
A assiduidade é obrigatória. Ficam automaticamente reprovados, sem possibilidade de aceder às épocas de exame, todos os alunos que reprovarem por faltas (assiduidade TP+PL >= 80% das aulas lecionadas). Os alunos com estatuto trabalhador-estudante não estão incluídos neste ponto.

ÉPOCA NORMAL (Exame final)
Não se aplica na modalidade de Avaliação por Projeto.

ÉPOCA DE RECURSO
Caso o resultado final em Avaliação por Projeto seja inferior a 9,5 valores, os alunos poderão inscrever-se a Exame de Recurso. O exame constará da entrega, apresentação e defesa de versões melhoradas dos projetos desenvolvidos durante o período letivo nos quais não tenham obtido aprovação. O Exame de Recurso será ponderado com os mesmos critérios de Avaliação por Projeto.

OUTRAS ÉPOCAS DE EXAME
O exame constará da entrega, apresentação e defesa de novas versões dos projetos desenvolvidos durante o período letivo. O Exame será ponderado na seguinte proporção, sendo que 50% da nota de cada projeto corresponde à apresentação e defesa do mesmo:
- projeto design multimédia - 70%
- projeto animação - 30%

Bibliografia Principal
Carter, R. (1999). Tipografia de Computador: Cor & Tipo. Lisboa: Destarte *
Carter, R. (1999). Tipografia de Computador: Tipografia Experimental. Lisboa: Destarte *
Garrand, T. (1997). Writing for Multimedia. Newton: Focal Press *
Gordon, B. & M. (2003). O Guia Completo do Design Gráfico Digital. Lisboa: Livros e Livros *
Robson, E. & Freeman, E. (2012). Head First HTML and CSS (2nd ed.). Sebastopol, CA: O'Reilly Media. Acedido em 05 de fevereiro de 2018 de https://ebooks-it.org/0596159900-ebook.htm
UxPin - ebooks. Acedido em 4 de fevereiro de 2018 de https://studio.uxpin.com/ebooks/
The Guide to Wireframing + The Guide to Mockups + Web UI Design Best Practices
Valente, A. C. (2002). Cinema Sem Actores - novas tecnologias da animação centenária. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca *
w3schools.com (2018). Acedido em 05 de fevereiro de 2018 de http://www.w3schools.com/

* livro existente na biblioteca da ESTG

Bibliografia Complementar
Adobe Creative Team (2012). Adobe Dreamweaver CS6 - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press
Adobe Creative Team (2012). Adobe Illustrator CS6 - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press
Adobe Creative Team (2012). Adobe Photoshop CS6 - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press
Adobe Creative Team (2012). Adobe Premiere Professional CS6 - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press

Almeida, V., Ribeiro, J. M. (2001). A Suspeita - os bastidores do filme. Lisboa: Bedeteca de Lisboa *
Beaumont, M. (1988). Typo y Color. Madrid: Hermann Blume *
Chun, R. (2012). Adobe Flash Professional CS6 - Classroom in a Book. Berkeley: Adobe Press
Davis, J., Merritt, S. (1998). The Web Design Wow! Book - showcasing the best of on-screen communication. Berkeley CA: Peachpit Press *
Dayton, L., Davis, J. (1998). Photoshop 4 Wow! Book. Berkeley: Peachpit Press *
Dul, J., Weerdmeester, B. (1995). Ergonomia Prática. São Paulo: Editora Edgard Blusher *
Figueiredo, B. (2004). Web Design: Estrutura, Concepção e Produção de Sites Web (2ª ed. actualizada e aumentada). Lisboa: FCA *
Fluckiger, F. (1995). Understanding Networked Multimedia. New York: Prentice-Hall *
Fonseca, M. J., Campos, P., Gonçalves, D. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA
Grover, C. (2012). Flash CS6: The Missing Manual. Sebastopol, CA: O'Reilly Media.
Gruman, G. (2004). Adobe InDesign CS Bible. New York: John Wiley & Sons
Lopuck, L. (1996). Designing Multimedia - a visual guide to multimedia and online graphic design. Berkeley: Peachpit Press
Melazzini, S. (2004). Tango e Metamorphosis. Buenos Aires: La Marca Editora
Morgan, C. (1999). Logos - Logo, identidade, marca, cultura. Lisboa: Desdarte
Newark, Q. (2002). What Is Graphic Design?. Sussex: Roto Vision *
Oliveira, H. (2011). DREAMWEAVER CS5.5 & CS5 ? CURSO COMPLETO. Lisboa: FCA
Oliveira, H. (2011). Flash CS5.5 & CS5 - Depressa & Bem. Lisboa: FCA
Osborn, J., AGI Creative Team (2012). Adobe Dreamweaver CS6 Digital Classroom. New York: Wiley
Osborn, J., AGI Creative Team (2011). HTML5 Digital Classroom. New York: Wiley
Remoaldo, P. (2011). CSS3. Lisboa: FCA
Ribeiro, N. (2007). Multimédia e Tecnologias Interactivas. Lisboa: FCA *
Vaughan, T. (2001). Multimedia: Making It Work (5th ed.). New York: Osborne/McGraw-Hill *

* livro existente na biblioteca da ESTG
 
 
 

Em destaque

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