Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Programa Unidade Curricular

Curso
Unidade Curricular
Ano
Periodo
ECTS
Ano Letivo
Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia
Sistemas Operativos
1
S2
6
201819

 
T
TP
TC
P
PL
L
S
E
EC
O
OT
Horas de Contacto
0
32
0
0
32
0
0
0
0
0
0

Equipa Docente
Nome
Carga Letiva na UC
Responsável
Vítor Manuel Ferreira
32
Docente
Vítor Manuel da Silva Alves
64

Resumo
(Nesta unidade curricular apresentam-se os conceitos fundamentais sobre "Sistemas Operativos" (SO), através da exploração dos SOs atualmente mais usados: MS-Windows, Mac OS X e o SO UNIX de livre distribuição/utilização (GPL Licence) GNU/Linux. A distribuição GNU/Linux escolhida, e que será usada nesta unidade curricular é o Ubuntu.)

Saber usar a linha de comandos para realizar tarefas do dia-a-dia como a gestão de ficheiros, entrada de informação, manipulação de texto, etc., dá-nos acesso a todo o potencial escondido nos atuais sistemas operativos. Com esta unidade curricular pretende-se mostrar como podemos usar a linha de comandos MS-DOS e BASH (ou Bourne Again Shell - o interpretador em linha de comandos mais conhecido quer para as tarefas de administração quer para programação bem como a Shell que por omissão ou defeito vem instalada nos sistemas operativos Mac OS X e GNU/Linux) e os conceitos fundamentais de sistemas operativos: o Kernel, a Shell, o sistema de ficheiros, os ambientes gráficos e o que é um programa versus um processo (algoritmos de escalonamento de processos e a noção de thread).

Os sistemas operativos que serão abordados nesta unidade curricular são os atualmente mais usados: MS-Windows e os sistemas do tipo UNIX - Mac OS X (e iOS) e GNU/Linux (e Android); a distribuição GNU/Linux escolhida, e que será usada nesta unidade curricular é o Ubuntu. Os principais tópicos abordados na BASH são: a hierarquia do sistema de ficheiros; criar e ler ficheiros; perceber as noções de root, dono, grupo e outros; mudar as permissões de um ficheiro em octal; perceber as noções de variáveis de ambiente e mudar a variável PATH; saber usar o comando history; redireccionar o stdin, o stdout e stderr; saber procurar ficheiros com o comando find e saber procurar padrões dentro de um ficheiro usando o comando grep; manipular texto com o comando cut e saber usar o editor de texto vi. Finalmente, será feito uma pequena abordagem à programação em shell-script.

Objetivos da Aprendizagem
1- conhecer a evolução dos sistemas operativos em geral identificando os principais marcos históricos;
2- conhecer o funcionamento de um sistema operativo genérico UNIX;
3- saber instalar um sistema operativo MS-Windows 7/8 e Mac OS X como Workstation e uma distribuição GNU/Linux como Workstation e Servidor;
4- dominar os principais comandos do MS-DOS e de uma Shell UNIX (BASH), e ser capaz de escrever pequenos programas em ''shell script'' por forma a poder automatizar tarefas administrativas de qualquer SO UNIX e MS-Windows;
5- por fim, conseguir instalar uma aplicação de gestão ''web-based'' como o SugarCRM, numa plataforma computacional do tipo LAMP (''Linux, Apache, MySQL and PHP plataforma) e do tipo WAMP (''ms-Windows , Apache, MySQL and PHP plataform'').

Conteudos Programáticos
Horas
1- TP0. Apresentação da Unidade Curricular (Semana 1): Docentes e carga horária, Avaliação e conteúdos programáticos, Bibliografia Base e Complementar, Horário de atendimento, e/b-learning = Bolonha, Práticas: Instalação do SO GNU/Linux Ubuntu versão Desktop.
2
2- TP1. Conceitos Básicos (Semana 2): 1.0 Revisão das noções básicas em computação/física e sistemas digitais: Noção de interruptor: dois estados = aberto ou fechado = Preto ou Branco = ON/OFF; Computador = conjunto de interruptores;
2
3- TP2. Utilizadores, sistema de ficheiros e processos em MS-Windows vs UNIX like systems (Semana 3): Utilizadores e tarefas (Multi-utilizador e Multi-tarefa); Sistema de ficheiros e árvore de diretórios; Programa vs. Processo vs. Thread;
2
4- TP3. Binário vs Decimal; TP4. Noções Básicas sobre Segurança Informática (Semana 4): 4.1 Algumas premissas sobre segurança; 4.2 As ameaças; 4.3 Consequências da falta de segurança.
2
5- TP6. Introdução à programação em shell script (Semana 8)
2
6- PL1. Trabalho-prático no.1: Introdução aos Sistemas Operativos (Semanas 1, 2 e 3)
12
7- PL2. Trabalho prático no. 2 (Semana 4): 2.1 Identificar o stdin, stdout e stderr de um comando; 2.2 Identificar as opções, argumentos e caracteres especiais *, ?, [ ] 2.3 Utilizar o redirecionamento do stdin.
4
8- PL3. Trabalho prático no. 3 (Semanas 5 e 6): 3.1 Identificar e aplicar diferentes tipos de filtros e saber pesquisar ficheiros e directorias; 3.2 Saber aplicar os filtros de manipulação de ficheiros ''head'', ''tail'', ''wc'', ''sort'', ''split'', ''cat'' e ''tee''.
8
9- PL4. Trabalho prático no. 4 (semanas 7 e 8): 4.1 Conhecer a estrutura dos ficheiros /etc/passwd e /etc/group; 4.2 Conhecer os tipos e alterar atributos de ficheiros: chmod; 4.3 Utilizar alguns utilitários simples como: date, cal,expr e bc
8
10- PL5. Trabalho prático no. 5 (semana 9): 5.1 Definir e utilizar variáveis de ambiente da ''Bourne Again Shell''; 5.2 Definir o caminho de pesquisa de comando; 5.3 Definir a prompt da Shell; 5.4 Utilizar a história de comandos; 5.5 Redefinir comandos;
4
11- PL6. Trabalho prático no. 6 (semana 10 e 11): 6.1 Saber identificar uma ''shell script''; 6.2 Conhecer e utilizar as estruturas de controlo de fluxo ''if'' e ''case''; 6.3 Conhecer e utilizar as estruturas de controlo de ciclos ''while'', ''until'' e ''for''
8
12- PL7. instalar uma aplicação de gestão ''web-based'' como o SugarCRM, numa plataforma computacional do tipo LAMP (''Linux, Apache, MySQL and PHP plataforma) e do tipo WAMP (''ms-Windows , Apache, MySQL and PHP plataform'').
10

Metodologias de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem utilizada na unidade curricular será do tipo mista:

- Centrada mais no docente/formador aquando a exposição da matéria com a ajuda de um "Data-Show" e de um computador portátil, projetando os e-acetatos ("keynotes") que serão posteriormente colocados no tópico 2 deste espaço virtual.

- Centrada mais no discente/formando passando o docente/formador a ter um papel mais passivo, devendo o discente/formando gerir grande parte do seu processo de aprendizagem. Para tal, serão apresentados 6 trabalhos práticos sobre uma shell - o MS-DOS e a BASH, a "correr" respectivamente sobre o MS-Windows, Mac OS X e sobre uma distribuição GNU/Linux - o Ubuntu. Para cada trabalho prático será aberto no Moodle um fórum de discussão por forma que o discente/formando partilhe as suas dúvidas com toda a turma. Será também sugerido, logo na primeira semana de aulas, que os discentes/formandos façam um pequeno trabalho de pesquisa bibliográfica por forma a conseguirem sintetizar os principais marcos históricos na evolução dos sistemas operativos UNIX e MS-Windows desde os anos 60, e de forma criativa através do uso de uma ferramenta da Web 2.0 - o "prezi" - cujos trabalhos finais serão objecto de partilha e posterior discussão por todos os colegas. Como forma de motivar os discentes/formandos para esta temática, será apresentado em ambiente de sala de aula o filme (tipo documentário) "Pirates of Silicon Valley", onde são focados os principais acontecimentos que marcaram a criação de duas das maiores empresas na área da informática - a Microsoft e a Apple - pelas mãos, respectivamente, dos seus CEO?s: Bill Gates e Steve Jobs; com este filme também se pretende desmistificar a forma como surgiram as interfaces gráficas (GUI).

- Baseada em projetos: na última sessão, e como forma de avaliar as reais competências técnicas adquiridas ao longo a unidade curricular, será colocado como desafio final a instalação de uma aplicação de gestão "web-based" como o SugarCRM, numa plataforma computacional do tipo LAMP e WAMP ("gnu/Linux vs ms-Windows, Apache, MySQL and PHP plataform").

Avaliação
Assiduidade: A assiduidade é obrigatória. Para obter aprovação à UC, o aluno tem que frequentar (ou ter frequentado) no mínimo 80% das aulas lecionadas.

Período letivo:
A Classificação Global (CG) da UC de SO é obtida pela média ponderada de uma componente teórica (CT) com peso de 50% e uma componente prática (CP) com peso de 50%, ou seja:

CG = 0.5*CT + 0.5*CP

CT: Realização de uma frequência com nota mínima de 7,0 valores.

CP: Avaliação contínua obtida através da realização de trabalhos práticos, respetivos relatórios e ainda a avaliação do desempenho laboratorial feita pelo(s) docente(s) responsável(eis) pelas práticas. Para aprovação à disciplina é necessário nota mínima de 8,00 valores na CP.

Época normal: Teste: 100%. (acessível apenas a quem não tenha comparecido a nenhum momento de avaliação durante o período letivo, e que não tenha reprovado por faltas).

Época de recurso e especial: Teste: 100%.

Bibliografia Principal
Hekman, J., Siever, E., & Oram, A. (2003). Linux in a nutshell. United States: O'Reilly Media, Inc, USA. ISBN: 0­596­00482­6

Tanenbaum, A. S. (1992). Modern operating systems. United Kingdom: Prentice ­Hall. ISBN: 0­13­595752­4

Bibliografia Complementar
Jones D. and Hicks, J. (2013). Learn Windows PowerShell 3 in a Month of Lunches. Second Edition. Manning Publications Co. Karp, D. A. (2010). Windows 7 Annoyances, Chapter 9. Command Prompt and Automation. O'Reilly Media, Inc., 2010.

Shotts, W. E. (2012). The Linux Command Line: A Complete Introduction. No Starch Press. Available online: http://sourceforge.net/projects/linuxcommand/files/TLCL/13.07/TLCL­ 13.07.pdf/download

The Ubuntu Manual Team. (2014). Getting Started with Ubuntu 13.10. Available online: http://ubuntu­manual.org

Tanenbaum, A. S., & Bos, H. (2014). Modern operating systems (4th ed.). Retrieved from http://www.pearsonhighered.com/educator/product/Modern­Operating­ Systems/9780133591620.page

Pereira, F. (2008). Linux Curso Completo ­ 6a Edição. FCA ­ Editora de Informática. ISBN 9789727225019
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
Format: 2020-02-28
Format: 2020-02-28