Programa Unidade Curricular

Carga Letiva na UC
Patrícia Alexandra Pinheiro de Castro Vieira

Resumo
Esta unidade curricular explora a diferença entre layouts gráficos e identifica as necessidades subjacentes à sua implementação, usando-as de acordo com objectivos predefinidos e tendo em consideração todas as unidades gráficas que organizam o espaço bidimensional, destacando a importância da composição visual e a sua inserção no processo de comunicação gráfica.

Objetivos da Aprendizagem
1- Identificar as diferentes unidades gráficas para aplicação na composição visual
2- Utilizar o conhecimento para organizar conteúdos através da expressão cromática, da representação tipográfica e da mensagem visual
3- Conhecer e aplicar ferramentas e metodologias de criação e publicação de conteúdos visuais
4- Produzir conteúdos que apresentem soluções eficientes e comuniquem com uma audiência

Conteudos Programáticos
1- Grafismo vectorial vs imagem bitmap
2- Resolução da imagem
3- Tipografia
- Seleccionar um tipo de letra
- Regras de legibilidade
- Tipo e cor
- Tipos na web
- Dinâmica, ênfase e contraste do tipo
4- Estudo e aplicação da cor
- Sistema óptico de Munsell
- Pantone
- Misturas cromáticas
- Definições da cor
- Associações psicológicas da cor
- A cor no monitor
- Modelos de cor
- A cor na web
5- Organização do espaço bidimensional
- Elementos básicos de composição
- Equilíbrio da composição
- Elementos estáticos e dinâmicos da composição
6- Sistemas de grelhas
- A grelha
- Tipos de grelha
- Objectivos da grelha
- Elementos da grelha
7- Software
- Introdução ao software de desenho e ilustração vectorial
8- Projectos

Metodologias de Ensino
As aulas assentam em metodologias de exposição teórica e visionamento de exemplos com recurso a meios de projecção audiovisuais. São de índole essencialmente prática e aplicativa, sendo os conceitos e técnicas expostos e o conhecimento consolidado sob a forma de projectos, com acompanhamento directo da docente e através da plataforma e-learning. As aulas exploram técnicas e ferramentas de concepção, desenvolvimento e implementação, assim como de auto análise e auto crítica.
Os projectos propostos serão a base para estimular o desenvolvimento da capacidade de investigação, de experimentação e de reflexão, aprofundando as aptidões manuais e intelectuais, a iniciativa pessoal, a capacidade criativa e o espírito crítico.

AVALIAÇÃO POR PROJECTO
A avaliação irá reflectir a qualidade final dos projectos apresentados assim como o correcto entendimento de todo o processo metodológico projectual (investigação/observação, exploração/projecto, aplicação/apresentação).
A avaliação terá por base o desenvolvimento de propostas de trabalho, avaliadas segundo um briefing e um conjunto de critérios a apresentar em cada início de projecto, bem como a participação, interesse e aquisição de competências.

A avaliação final será ponderada na seguinte proporção:
- Projectos - 85%
- Participação, interesse e aquisição de competências - 15%.

A avaliação dos projetos pressupõe a entrega e cumprimento dos objetivos definidos na proposta dos mesmos, sendo obrigatória a realização e entrega de todos os elementos de avaliação. O cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega dos projetos é obrigatório, sujeitando-se o aluno, caso se verifique o seu incumprimento, a penalizações de 10% por dia, até ao limite máximo de 3 dias, não sendo aceites projetos além dessa data. Este ponto aplica-se a todos os alunos incluindo trabalhadores-estudantes. Ficam aprovados todos os alunos com avaliação final igual ou superior a 9,5 valores que cumpram estes requisitos.

ASSIDUIDADE
Ficam automaticamente reprovados, sem possibilidade de aceder a Exame de Recurso, todos os alunos que reprovarem por faltas (assiduidade TP+PL > 80% das aulas lecionadas). Os alunos com estatuto trabalhador-estudante não estão incluídos neste ponto.

EXAME NORMAL
Não se aplica.

EXAME DE RECURSO
Caso o resultado final em Avaliação por Projeto seja inferior a 9,5 valores, os alunos poderão inscrever-se a Exame de Recurso. O exame constará da entrega, apresentação e defesa de versões melhoradas dos projetos desenvolvidos durante o período letivo nos quais não tenham obtido aprovação e realizados individualmente.
O Exame de Recurso será ponderado com os mesmos critérios de Avaliação por Projeto.

OUTRAS ÉPOCAS DE EXAME
O exame constará da entrega, apresentação e defesa de novas versões dos projetos desenvolvidos durante o período letivo. O Exame será ponderado na seguinte proporção:
- Projetos - 50%
- Apresentação e defesa dos projetos - 50%

Bibliografia Principal
BRIDGEWATER, Peter, Introdução ao Design Gráfico, Lisboa, Editorial Estampa, 1999 *
CARTER, Rob, Tipografia de Computador: Cor & Tipo, Destarte, 1999 *
JUTE, André, Grelhas e Estruturas do Design Gráfico, Lisboa, Destarte, 1999 *
MORGAN, Conway, Logos ? Logo, identidade, marca, cultura. Lisboa: Desdarte, 1999 *

* livros existentes na Biblioteca da ESTG

Bibliografia Complementar
BEAUMONT, Michael, Typo y Color, Madrid, Hermann Blume, 1988 *