Provas - Informação Geral

Sessões de Esclarecimentos e Provas de Ingresso
O processo de seleção dos candidatos está organizado em duas fases, estando programada a realização de sessões de esclarecimentos aos candidatos, seguindo-se a realização de Provas de Conhecimentos Específicos de ingresso.
Relembra-se os candidatos que esta fase de candidaturas, destina-se à obtenção de uma média para candidatura; as candidaturas, habitualmente decorrem em Agosto, mas, deverão posteriormente consultar o calendário definido pelo Ministério para os Concursos Especiais.
As provas incidirão, exclusivamente, sobre as áreas do conhecimento diretamente relevantes para o ingresso e progressão no curso (consulte a página “provas modelo”).

Entrevistas
Numa segunda fase, decorrerá a realização de entrevistas aos candidatos, para apreciação dos seus currículos escolares e profissionais e a avaliação das suas motivações, provas teóricas e/ou práticas de avaliação de conhecimentos – para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que pretende candidatar-se.

Reconhecimento de Créditos
Está ainda prevista, aquando do ingresso, a possibilidade de o júri do concurso proceder ao reconhecimento de créditos: mediante a atribuição destes nos respetivos ciclos de estudo, poderão ser reconhecidas a experiência profissional e a formação dos candidatos admitidos no curso através da realização das provas com aproveitamento.
Regulamento do concurso: n.º 127/2008, do Diário da República, 2.ª série — N.º 53 — 14 de Março de 2008, disponível na página “Legislação de Apoio” do concurso.

Vagas IPVC 2017/18 (informação brevemente disponível)

Consulte também a calendarização do Concurso.

07.04.2017

Informação Adicional