U-Bike? Agora toca a pedalar!

U-Bike

IPVC vai disponibilizar 200 bicicletas

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], para além do âmbito da sua atuação ao nível científico e pedagógico, tem alargado a sua  missão em diferentes dimensões, entre as quais se insere o fomento de hábitos de vida saudáveis, junto da sua população académica, através de diferentes intervenções e estratégias. Neste contexto, candidatou-se a projeto U-Bike Portugal do 2020, cujo principal objetivo é alterar comportamentos e levar os colaboradores do IPVC, estudantes, docentes e não docentes, a deixar de usar veículos movidos a derivados do petróleo.

A candidatura permitirá a aquisição de um total de duzentas bicicletas que serão posteriormente disponibilizadas nos seis pólos do IPVC. Segundo Carlos Rodrigues, Vice-Presidente do IPVC e responsável pelo projeto na instituição, as bicicletas “serão disponibilizadas pelos colaboradores que mais potenciem o cumprimento dos objetivos do projeto, ou seja, que mais Km substituam do modo de mobilidade motorizada para modo de mobilidade suave”, explica. “ Serão atribuídas, através de um protocolo, por períodos de um semestre a um ano letivo” refere ainda a propósito do modo de aquisição no IPVC. “Iniciar-se-á ainda em 2016 o processo de seleção dos candidatos/interessados e todos os procedimentos inerentes à aquisição dos equipamentos” adianta ainda o Vice-Presidente.

O projeto foi lançado a nível nacional, sendo que , só na região norte, as comunidades académicas vão adquirir conjuntamente perto de 1500 bicicletas, das quais 1 119 elétricas, com distribuição prevista, para além do IPVC, pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (130 bicicletas), pelo Instituto Politécnico do Porto (200 bicicletas), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (300 bicicletas), pela Universidade do Minho (340 bicicletas) e pela Universidade do Porto (265 bicicletas).

A escolha da natureza da população selecionada, designadamente os alunos universitários, deve-se ao facto de ser considerado "um grupo chave para uma aposta sustentável na alteração de hábitos de deslocação, apresentando, uma maior sensibilidade para a adesão a novas experiências”. Por outro lado, e por estarem favoravelmente distribuídas em termos geográficos, ao longo de todo o território, concretizam o potencial desejável para alargar em escala a dimensão do projeto.

Paralelamente serão desenvolvidas “ações de sensibilização e promoção da mobilidade sustentável e energeticamente eficiente, com vista a abranger 52.700 indivíduos das comunidades académicas do Norte” adianta fonte do concurso.

Recorde-se que, inserido no Portugal 2020, o POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - lançou o concurso para o Projeto U-Bike Portugal - Promoção de Bicicletas Elétricas e Convencionais nas Comunidades Académicas em novembro de 2015, tendo encerrado em maio 2016. Trata-se de um "projeto nacional de promoção da mobilidade suave, com enfoque na bicicleta, em particular a elétrica, e incidindo, numa primeira fase, nas camadas mais jovens da população, os universitários", pode ler-se na página do POSEUR.

O objetivo passa por "alterar os comportamentos relativos às opções de mobilidade, nomeadamente a opção por modos suaves em detrimento do uso do transporte individual motorizado", descreve ainda.

O cumprimento das “obrigações legais ao nível da redução de consumo de energia, cumprindo com os objetivos do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética e do Compromisso para o Crescimento Verde” constituiu ainda uma das alavancas do lançamento do projeto, esclareceu ainda fonte do projeto U-Bike Portugal.

15.09.2016

U-Bike