Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

IPVC recebe estudantes Luso-Chineses

IPVC recebe estudantes Luso-Chineses

Jovens chegam no âmbito de um Curso de Verão

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] recebe no próximo dia 26 de julho um grupo de jovens de Macau para o contacto, in loco, com a cultura portuguesa. A iniciativa integra-se no âmbito de um curso de Verão financiado pelo Governo de Macau a estes estudantes macaenses, oriundos de Escolas Luso-Chinesas de Macau, finalistas do ensino secundário, sendo que a estadia, no Alto Minho, se prolongará pelo período de uma semana, até ao dia 03 de agosto ‘16.

Os vinte e cinco jovens vão usufruir de um vasto programa cultural, que contemplará a visita a diversos pontos de referência patrimonial na capital do distrito da região, com incursões previstas a Melgaço, Valença e Ponte de Lima, bem como visitas às cidades de Braga, Guimarães e Porto, para igualmente conhecerem algumas das referências culturais daquelas cidades do Norte do país.

O programa prevê ainda um plano de formação para a aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas, com forte componente prática. Segundo Florbela Correia, Vice-Presidente do Politécnico de Viana e Coordenadora do Gabinete de Relações Externas e Internacionais, “a visita constituir-se-á essencialmente em três categorias, como a formação em língua e cultura portuguesas, visitas/viagens de estudo de índole científica, cultural e patrimonial e atividades culturais, com especial incidência nas áreas de turismo, gastronomia e arte, e, ainda, de natureza desportiva” esclarece a propósito.

"O curso de verão traduz indubitavelmente o apoio do Governo de Macau no que concerne a aprendizagem da Língua Portuguesa e o facto dos estudantes estarem deveras recetivos a essa aquisição da língua e cultura lusitana”, sublinha ainda Florbela Correia.

A programação prevê a receção deste grupo de jovens na Câmara Municipal de Viana do Castelo, no dia 26, pelo Presidente do IPVC, Rui Teixeira, e pelo Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, a partir das 16h30.

Ao longo da semana, os jovens ficarão alojados na Residência de Estudantes do Centro Académico dos Serviços de Acção Social do IPVC.

O grupo de estudantes chegará de uma estadia em Bragança, depois de terem sido igualmente recebidos pelo Politécnico local, no âmbito da mesma iniciativa.
O percurso da visita terminará em Lisboa, tendo localmente o apoio da Fundação Jorge Álvares e a colaboração do Oceanário, o Centro Científico e Cultural de Macau e da RTP.

Recorde-se que o IPVC tem apostado fortemente em parcerias internacionais, nomeadamente com instituições de ensino superior chinesas, entre outras, demonstrando claramente a sua evolução no que respeita a internacionalização da instituição.

Última atualização: 
28.07.2016
 

Download

Imagens

IPVC recebe estudantes Luso-Chineses

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-25
Format: 2017-09-25