Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Minho nosso, alguém mais belo do que tu?

Minho nosso

IPVC eleva o Minho a Região Europeia da Gastronomia

> Cerimónia de formalização da proposta “Minho a Região Europeia da Gastronomia” acontece este sábado, dia 31 de maio, na ESA do IPVC, sedeada em Ponte de Lima, e conta com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Brito, na Sessão de Abertura, agendada para as 15h00.
>> O lançamento de um centro de estudos ligado à gastronomia do Minho constitui outro dos momentos altos da iniciativa.

O ponto de partida foi lançado na Holanda no passado mês de abril através de uma reunião onde foi discutida uma proposta da criação das regiões europeias da gastronomia, um processo na Europa está a ser coordenado pelo IGCAT [International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism].

Trata-se de um novo prémio europeu que pretende reconhecer a inovação e integração na gastronomia, cultura, artes e turismo. As regiões premiadas devem demonstrar a sua singularidade através de alimentos, bebidas e hospitalidade com desenvolvimento da inovação na cultura, experiências gastronómicas e de expressão artística.

A reunião envolveu participantes advindos de oito regiões europeias, incluindo a Província Brabante do Norte, Países Baixos; Minho, Portugal; Sibiu County, Romênia; Aarhus County, Dinamarca; Emilia- Romagna, Itália; Província de Marselha, França; RigaCounty, Letónia; Valletta, Malta., e foi presidida pelo Prof Greg Richards , da Universidade de Tilburg que observou que " o objetivo é a atribuição do título com base na riqueza gastronómica das regiões europeias e apoiar o desenvolvimento estratégico de longo prazo e melhorar a visibilidade e networking entre as regiões participantes”, esclareceu a propósito.

Portugal terá como região piloto o Minho. A Minho IN é a entidade que está a liderar o processo, sendo o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] parceiro na proposta e nos projetos que daqui resultarem.

A cerimónia de formalização da proposta Minho, região europeia da gastronomia acontece na Escola Superior Agrária do IPVC, sedeada em Ponte de Lima, já este sábado, dia 31 de maio, a partir das 15h00, e conta com a presença do Senhor Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar e ex-Vice-Presidente do IPVC, Nuno Brito. Rui Teixeira, Presidente do IPVC, e José Maria Costa, Presidente da Minho-IN, marcarão igualmente presença na Sessão de Abertura.

A cerimónia conta ainda com as intervenções de Francisco Calheiros, Diretor da Minho-IN, de Ana Paula Vale, Diretora da ESA-IPVC, e de Carlos Fernandes, Coordenador de Curso de Licenciatura em Turismo, ministrada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.

O programa da cerimónia prevê ainda o lançamento de um centro de estudos ligado à gastronomia do Minho, que ficará sedeado na ESA-IPVC, e cujo objetivo principal é o de fomentar a “valorização da gastronomia enquanto património do Minho”, explica Ana Paula Vale, Diretora da ESA-IPVC.

O Centro prevê atuar em diferentes áreas, como a Formação sob o lema “Formar, aprender e demonstrar”, a Organização de eventos que sejam um ponto de reunião para profissionais da gastronomia e para o público em geral, a Promoção do turismo gastronómico, a Promoção da “gastronomia minhota” como uma das melhores do mundo e a Investigação em ciências da gastronomia, adiantou ainda Ana Paula Vale.

Última atualização: 
28.05.2014
 

Imagens

Minho nosso

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 
Format: 2019-09-21
Format: 2019-09-21