Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

IPVC acolhe workshops

IPVC Integra Rede ECART

Design e artes na REDE ECART

Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão e a de Educação integram esta rede e dinamizam diversos workshops

REDE ECART NO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO

Estudante e professores das Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo dinamizam de 12 a 16 de março, uma série de workshops no âmbito da sua participação da REDE ECART.

Este projeto, cuja temática é a Cerâmica e Arquitetura, conta com a participação de alunos do ESTG e ESE e alunos internacionais de: ENSA Villa Arson, Nice; ENSAV La Cambre, Bruxelles; ENSA, Limoges; ESBA Talm, Le Mans; ESAP Pavillon Bosio, Monaco; HEAD, Genève e da artística plástica, Rita GT. E contamos com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a fábrica Campos e fábrica CAVN.

DESIGN E ARTES DO IPVC RECONHECIDAS

O convite surgiu este ano e foi endereçado às Escolas Superiores de Tecnologia e Gestão e à Escola superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde são ministrados cursos de Design e de Artes, pela rede ECART (European Ceramic Art and Research Team).

A Rede ECART reúne, desde 2009, cinco escolas superiores de arte especializadas em arte ou design, numa colaboração educativa no domínio da cerâmica, promovendo assim o intercâmbio internacional de estudantes e professores.

“Desde a sua criação, a rede tem vindo a destacar os conhecimentos específicos de cada escola e o que as instituições podem oferecer uns aos outros, através de um conjunto de ideias, investigação e prática. Reuniões, publicações, intercâmbios entre professores, bem como o desenvolvimento de projetos em curso e interdisciplinares foram o resultado desta colaboração”.

As oficinas de pesquisa e criação permitem a junção de competências, reunindo todos os alunos envolvidos na opção, incentivando a permeabilidade das práticas e a reflexão. Essas sessões de trabalho, portanto, desenvolvem pesquisas práticas e teóricas em cerâmica. Uma verdadeira sinergia entre as escolas é criada ao longo de oficinas e reuniões teóricas, exposições e publicação de catálogos, juntamente com as cooperações entre professores.

No contexto do AERC (Workshops Europeus para a Investigação em Cerâmica), foram organizados workshops nas várias escolas. Os professores da rede, juntamente com artistas, teóricos e designers convidados, acompanharam os alunos em suas pesquisas e experimentação com o objeto.

IPVC EM DESTAQUE

Este ano lectivo 2017/2018, a ESTG e ESE - IPVC terá lugar de destaque e em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão organizar três workshops entre as instalações das escolas e Museus Municipais assim como uma exposição que será mostrada na cidade e posteriormente em Genebra.

Assim e ao longo desta semana estarão no IPVC estudantes e professores das cinco escolas que integram a rede:

  • ENSA Villa Arson, Nice
  • ENSAV La Cambre, Bruxelles
  • ENSA, Limoges
  • ESBA Talm, Le Mans
  • ESAP Pavillon Bosio, Monaco
  • HEAD, Genève

Recorda-se que em 2017, a ESTG e ESE - IPVC, foram escolhidas a nível nacional e convidadas a integrar este projeto selecionando cinco alunos.

Última atualização: 
12.03.2018
 

Imagens

IPVC Integra Rede ECART

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 
 
 
 
Format: 2018-09-24
Format: 2018-09-24