CTESP

Pré-candidaturas on-line!

As pré-candidaturas a CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais - do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] estão abertas on-line até ao dia 31 de maio de 2018. O período de candidaturas abre a 01 de junho e prolonga-se até 31 de agosto. Consulta toda a informação e frequenta um CTESP.

Quais os CTeSP disponíveis?

ESE - Escola Superior de Educação

Gestão da Qualidade

ESDL - Escola Superior de Desporto e Lazer

Treino Desportivo

Vê aqui a lista de CTeSP do IPVC disponíveis para candidaturas e escolhe o que mais se adequa a ti!
CTESP em documento anexo

Formulário on-line

Aceder ao formulário de Pré-Candidaturas on-line

Prazos
Pré-Candidaturas
A decorrer on-line até 30 de maio '18.

Candidaturas
A decorrer on-line de 01 de julho a 31 de Agosto '18.
Formulário de candidaturas on-line disponível nesse período.

Nota: As pré-candidaturas, disponíveis na plataforma on.IPVC, não constituem situação preferencial relativamente a outros candidatos que se apresentem apenas no período de candidaturas, assim como a realização da pré-candidatura não dispensa a formalização da candidatura.

O que é um CTeSP?
Os CTeSP são cursos de formação superior, de curta duração (120 ECTS – 4 semestres) com caráter profissionalizante, com forte inserção regional.

Permite a continuação de estudos ao nível superior (dada a sua ligação/proximidade às licenciaturas) e confere um Diploma de Técnico Superior Profissional.

O diploma de técnico superior profissional confere uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações caracterizada por:

• Assegurar ao diplomado conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos, numa determinada área de estudo ou de trabalho, e consciência dos limites desses conhecimentos;
  • Dotar o diplomado de uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstratos;
  • Desenvolver no diplomado a capacidade de gestão e supervisão, em contextos de estudo ou de trabalho sujeitos a alterações imprevisíveis, e de revisão e desenvolvimento do seu desempenho e do de terceiros

Quem pode candidatar-se a um CTeSP?

• Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto -Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro.
  • Podem igualmente candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
  • Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição que ministre ensino politécnico têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.
22.05.2018

CTeSP