O IPVC encontra-se fortemente empenhado em contribuir para uma sociedade mais sustentável, no que respeita a questões sociais, ambientais e económicas, através de ações e atividades que envolvem a comunidade académica alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Pretende-se despertar na comunidade IPVC uma reflexão sobre a Responsabilidade Social para um “Desenvolvimento Sustentável”, de forma a incorporar a sustentabilidade em todas as suas atividades em particular no ensino, investigação e prestação de serviços, gestão do Campus e suas infraestruturas, e interação com a comunidade.
O Guia de Boas Práticas Ambientais identifica boas práticas nos temas da utilização da energia elétrica, água, consumíveis, espaços verdes e mobilidade, assim como boas práticas ao nível dos equipamentos laboratoriais. Este guia pretende ser um suporte eminentemente prático para que toda a comunidade escolar possa participar no esforço quotidiano do IPVC para o seu Desenvolvimento Sustentável.
Ao abrigo do Programa Eco Escolas, o IPVC coloca em prática ações de sustentabilidade a nível ambiental e melhora processos, tendo já 3 das suas Escolas (ESA, ESTG e ESE) como EcoEscolas que demonstram o comprometimento da instituição nesta vertente. É intenção que as restantes Escolas do IPVC passem a EcoEscolas até 2020. Educar para o desenvolvimento sustentável é faz parte integrante da Estratégia de Responsabilidade Social do IPVC.