Avaliação Institucional

A3ES

IPVC recebe A3ES

O IPVC recebe a 1 e 2 de março a Comissão de Avaliação Externa para a Avaliação Institucional pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A A3ES encontra-se a avaliar todas as instituições de ensino superior em Portugal avaliação institucional que antecede o segundo ciclo de acreditação e avaliação de cursos pela A3ES, que se inicia em 2018, com uma duração de cinco anos. O primeiro, que começou em 2009, terminou em 2016.

A avaliação institucional incide sobre a qualidade de desempenho do estabelecimento de ensino superior globalmente considerado, bem como sobre cada uma das suas unidades orgânicas, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas autónomas. O processo de avaliação institucional tem por objetivo proporcionar a melhoria da qualidade das instituições de ensino superior, prestar informação fundamentada à sociedade sobre o desempenho das instituições e desenvolver uma cultura institucional interna de garantia de qualidade. Os procedimentos a adotar terão esses objetivos em atenção, bem como alguns outros de natureza operacional, nomeadamente o papel pedagógico da avaliação, centrando-a na melhoria contínua da Instituição, o envolvimento das partes interessadas relevantes e a preocupação com a onerosidade do processo para as instituições, isto sem prejuízo da consistência necessária para a credibilização do mesmo processo.

São são objetivos específicos da avaliação institucional:

• Apreciar as políticas e instrumentos de gestão estratégica da Instituição e de autorresponsabilização pela qualidade das atividades desenvolvidas e resultados alcançados.
  • Apreciar o cumprimento dos requisitos gerais e específicos para a criação e funcionamento de estabelecimentos de ensino superior, previstos no Capítulo II do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (artigos 39º a 46º da Lei 62/2007, de 10 de setembro), designadamente:
    • O grau de cumprimento das condições e requisitos legais em matéria de qualificação e especialização do corpo docente;
    • O grau de envolvimento do corpo docente em atividades de investigação e publicação em revistas científicas da especialidade com revisão por pares.
  • Apreciar o grau de cumprimento da missão institucional através da análise de parâmetros de desempenho relacionados com a respetiva atuação e com os resultados dela decorrentes, nos termos estabelecidos pelos artigos 3º e 4º do Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior (Lei 38/2007, de 16 de agosto), designadamente o grau de adequação da oferta educativa da Instituição à sua natureza e objetivos institucionais.
  • Facultar uma base para a identificação de unidades ou subunidades orgânicas que possam ser objeto de processos simplificados de acreditação dos ciclos de estudos no 2º ciclo regular de avaliação/acreditação.
  • Atualizar a base de dados da A3ES sobre a organização e funcionamento das instituições de ensino superior e os seus ciclos de estudos, com vista a aferir da evolução entretanto registada e o seu reflexo na evolução do sistema nacional de ensino superior.

IPVC certificado desde 2008

Desde março de 2009, que o IPVC tem o seu SGGQ com certificação reconhecida internacionalmente de acordo com a Norma ISO 9001, por parte da SGS-ICS, organismo líder mundial em serviços de certificação.

Em janeiro de 2013, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES] certifica o SGGQ-IPVC por um período de seis anos, tendo sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir "esse reconhecimento" pela A3ES.

Em janeiro de 2018, é aprovada a renovação e transição da certificação internacional do sistema de gestão da qualidade do IPVC, com base na ISO 9001,

28.02.2018

A3ES