Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

V Semana Internacional

V Semana Internacional

29 maio a 2 junho no IPVC

Politécnico de Viana acolhe ao longo de uma semana professores de 15 países europeus

Edição deste ano discutirá a importância do programa Erasmus+ como impulsionador da Transferência de Conhecimento entre Universidades e Empresas.

“Portugal encontra-se no top 10 dos países que no âmbito do projeto Erasmus mais recebe participantes, sejam eles estudantes, professores ou pessoal não docente”, uma afirmação da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, na sessão de abertura da V Semana Internacional do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Fernanda Rollo realçou a importância do programa Erasmus considerando-o como “um grande impulsionador na criação de regiões, de redes”, sublinhando o facto de 4 milhões de pessoas terem já efetuado uma mobilidade ao abrigo deste projeto. A Secretária de Estado desafiou os professores presentes a voltarem a Portugal para “ensinarem e fazer ciência, fazer investigação”, sublinhando que “em Portugal as Instituições de Ensino Superior têm uma relação muito próxima com o mundo empresarial, fazem muita investigação, e que uma cooperação entre todos só trará benefícios para a Europa”.

José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo enalteceu a iniciativa, e do programa Erasmus, considerando que “o programa ensina há 30 anos a aceitar e a respeitar as diferenças entre os povos da Europa, e de certa forma do mundo”. O autarca aproveitou a ocasião para recordar a agenda conjunta que o município mantém com o IPVC no âmbito da inovação, “uma aliança que se traduz no desenvolvimento do município”. José Maria Costa considera que todos saem a ganhar com estas cooperações, e refere que o Erasmus tem vindo a mudar mentalidades e, ao longo dos anos, formando uma geração com uma visão diferente do mendo, seja ele o estudantil como o empresarial. O autarca relembrou, na sessão de abertura, que como os dias de hoje o tem demonstrado “uma europa unida é muito forte, um país europeu sozinho fica enfraquecido.

A vice-Presidente do IPVC, Florbela Correia, destacou a presença de professores de 15 países diferentes e desafiou todos os presentes “a serem portugueses por uma semana, a sentirem o espírito e toda a vivência de Portugal em geral, mas em particular desafio-vos a serem minhotos ao longo desta semana. E, como diz o slogan de viana, do coração de viana, quem gosta vem quem ama fica”.

O programa da V edição da Semana Internacional do IPVC contempla, para além de uma série de conferências, visitas aos pontos principais de Viana do Castelo assim como outros locais do Alto Minho.

Os participantes poderão, ainda, assistir à atuação da Hinoportuna, a Tuna do IPVC. 

Última atualização: 
29.05.2017
 

Hiperligações

Download

Imagens

V Semana Internacional

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
Format: 2017-09-24
Format: 2017-09-24