Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

FOODSME-HOP EM DEBATE

Projetos inovadores no setor alimentar

“Enriquecimento em Ómega-3 do queijo de cabra”, “Redução de sal no presunto curado”, e “Redução de sal na azeitona de mesa” são algumas das propostas inovadoras do projeto FoodSME-HOP

No próximo dia 17 de Outubro, realiza-se na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESTG-IPVC], o seminário “ALIMENTOS INOVADORES E MAIS SAUDÁVEIS: MELHORES PRÁTICAS EUROPEIAS”, com início às 9h00.

Este seminário insere-se no projeto FoodSME-HOP – Apoio tutorial no desenvolvimento de atividades de inovação e de produtos saudáveis para PME do setor agro-alimentar, que consiste num projeto de cooperação inter-regional, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do programa Interreg IVB SUDOE.

O projeto reúne PME pró-ativas em inovação de 6 regiões: Andaluzia, Catalunha, Valência e Estremadura em Espanha, Aquitânia em França e Norte e Centro de Portugal, com um consórcio de instituições dedicadas a promover Investigação & Desenvolvimento (I&D) e a Inovação junto das PME.

Este seminário é da responsabilidade da entidade parceira, concretamente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], e terá como objetivo disseminar alguns dos resultados obtidos, transmitidos através dos projetos de demonstração elaborados.

Uma vez que o FoodSME-HOP congrega diversas PME associadas do setor agro-alimentar, foi efetuada uma seleção de quatro projetos de demonstração, promovendo o desenvolvimento de produtos saudáveis, especificamente através da redução ou substituição de sal, gordura e aditivos.

Esses projetos foram desenvolvidos por quatro parceiros tecnológicos, o ITERG, o IRTA, o IPVC e a AINIA, com as respetivas temáticas: “Enriquecimento em Ómega-3 do queijo de cabra”, “Redução de sal no presunto curado”, “Redução de aditivos” e “Redução de sal na azeitona de mesa”. Com a apresentação destes projetos de demonstração, o que se pretende efetivamente é disseminar os resultados obtidos e, ao mesmo tempo, indicar novas tendências de mercado, novos processos e tecnologias desenvolvidos.

De modo a promover a inovação e a transferência de tecnologias, todas as empresas que tenham interesse em participar numa mostra de produtos tradicionais e inovadores, podem inscrever-se para poderem divulgar os seus produtos gratuitamente.

Última atualização: 
04.10.2012
 

Download

Imagens

Inovação Alimentar

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
Format: 2018-11-10
Format: 2018-11-10