Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Workshop

Informação Geográfica e Gestão Territorial

Informação Geográfica e Gestão Territorial

Data: 31 de Maio de 2013 (Sexta-feira; Tarde)
Local: Auditório Sala Fernão de Magalhães – Serviços Centrais do IPVC (Viana do Castelo)

A complexidade e a dependência crescente entre as diversas componentes e escalas dos sistemas territoriais acompanham os atuais níveis de formação e aplicação de conhecimento, com impactes sobre o desenvolvimento de novos modelos de organização social, dos sistemas de informação e das tecnologias de comunicação. Neste âmbito, a exploração da dimensão espacial das ciências e tecnologias de informação geográfica (C&TIG) pode potenciar a capacidade de compreensão das realidades e melhorar os processos de ação-decisão associados.

Os sistemas adaptativos complexos implicam a gestão do conhecimento numa perspetiva de promover o desenvolvimento inteligente "smart growth" a nível regional "smart regions" ou dos espaços urbanos "smart cities". Os sistemas de informação geográfica (SIG), enquanto instrumentos de conhecimento de infraestruturas e atividades, podem, num quadro organizacional adequado, promover a sustentabilidade, a partilha, a inclusão e a responsabilização de todos os agentes sociais e económicos envolvidos.

O desenvolvimento socioeconómico a nível territorial dependem de forma decisiva (i) da capacidade da administração e da sociedade civil intensificar a cooperação interinstitucional e a interação com os cidadãos e todos os agentes da sociedade civil em simultâneo; (ii) à criação de dinâmicas e sinergias de envolvimento e participação suscetíveis de gerar e contribuir para implementar uma visão comum no quadro da criação e suporte a redes de trabalho e conhecimento. Os SIG e as Infraestruturas de dados espaciais contribuem para a formação de sociedade espacialmente habilitadas seja na formação de produtos e serviços de e-Government pela administração ou oportunidades para os agentes económicos e maior acesso digital aos cidadão.

No quadro dos objetivos da operação “IDEA – Capacitação, Informação Geográfica e Gestão Territorial no Alto Minho”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] promovem no dia 31 de maio de 2013, nos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, um Workshop subordinado ao tema “Informação Geográfica e Gestão Territorial” que reúne investigadores, técnicos e decisores com uma experiencia relevante com vista a:
i) apresentar o enquadramento, as dinâmicas e as potencialidades do desenvolvimento e IDE regionais e locais
ii) discutir modelos (inter)nacionais de promoção e de funcionamento de IDE regionais a partir de SIG Municipais;
iii) avaliar os resultados da operação e os resultados a nível regional que convergem para a formação de uma IDE regional.

Consulte o programa Hiperligar para o programa

Inscrições para o e-mail: idea@ipvc.pt

Última atualização: 
28.05.2013
 

Hiperligações

Download

Imagens

Informação Geográfica e Gestão Territorial

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 
 
 
Format: 2020-05-25
Format: 2020-05-25