Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Matemática, Arte e Criatividade com uma folha de papel

Enquadramento da Ação

Grau: 
Formação Contínua
Regime: 
Pós-laboral
Escola: 
ESE - Escola Superior de Educação
Local: 
Viana do Castelo
Duração: 
25 horas; 1 crédito
N.º de vagas do curso: 
Mínimo - 10; Máximo - 25
Coordenador: 

Isabel Vale & Ana Barbosa

Modalidade de Formação: Oficina de Formação
Registo de acreditação (CCPFC): CCPFC/ACC-77325/14

Esta formação tem como finalidade promover a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da matemática dentro e fora da sala de aula, bem como da prática pedagógica dos formandos.
A manipulação e a construção de materiais concretos desenvolvem a visualização espacial e tornam a aprendizagem mais significativa e relevante. Em particular, a investigação tem mostrado que a dobragem de papel é uma estratégia vantajosa a acrescentar ao currículo, não só pelo envolvimento dos alunos mas também por lhes proporcionar a possibilidade de fazer previsões, conjeturas e de discutir conceitos matemáticos enquanto constroem os desafios propostos. Desenvolvem ainda destrezas matemáticas fundamentais ao nível da resolução de problemas, da comunicação, e do raciocínio visual.
O recurso a dobragens e recortes na aula de matemática, é uma abordagem motivadora e desafiante para explorar conteúdos matemáticos diversos (e.g. conceitos geométricos, números racionais, isometrias, áreas). Ao mesmo tempo, muitas das dobragens e recortes que se podem utilizar, para além da exploração matemática, envolvem aspetos ligados à criatividade dos alunos e à própria arte.
Deste modo, além de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos pretende-se contribuir para uma maior sensibilização do papel do professor, enquanto principal orquestrador da condução do trabalho dos alunos, ao nível da matemática, dentro e fora da sala de aula.

Última atualização: 
14.11.2017
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
Format: 2017-11-25
Format: 2017-11-25

Próximos Eventos