Comportamento, cooperação e relações interpessoais em contexto escolar

Enquadramento da Ação

Grau:
Formação Contínua
Regime:
Pós-laboral
Escola:
ESE - Escola Superior de Educação
Local:
Viana do Castelo
Duração:
25 horas; 1 crédito
N.º de vagas do curso:
Mínimo - 10; Máximo - 25
Coordenador:

Doutora Carla Faria & Doutora Diana Morais

Modalidade de Formação: Curso de Formação
Registo de acreditação (CCPFC): CCPFC/ACC-87409/16

A escola constitui um sistema que agrega, potencia e interage com outros sistemas de vida das crianças e dos agentes educativos (pais, educadores/professores, auxiliares). Estes agentes da escola estabelecem relações interpessoais que diferem em termos de qualidade e intensidade e que se vão transformando ao longo do percurso escolar. As relações interpessoais interferem também com os processos de ensino-aprendizagem tanto no que se refere aos conteúdos escolares, como à formação pessoal. Assim, as relações interpessoais na escola podem potenciar ou constranger os processos educativos, desencadeando trajetórias positivas de assertividade, apoio e cooperação, ou trajetórias negativas marcadas por conflitos, problemas comunicacionais ou mesmo agressividade (e.g., bullying). O Educador/Professor está no centro desta dinâmica e necessita estar capacitado para desenvolver estratégias não apenas de transmissão de conteúdos, mas também de gestão de comportamentos interpessoais em sala de aula, no recreio, ou mesmo mediar a relação interpessoal que muitas vezes excede o contexto escola, ou seja, num ambiente educativo mais alargado. Assim, é importante analisar a escola numa intersecção de sistemas e como núcleo da dinâmica interpessoal Aluno-Aluno, Aluno-Professor, Escola-Família, no sentido de promover a capacidade deste contexto para potenciar um ambiente educativo de cooperação, construção de relações interpessoais satisfatórias e saudáveis, prevenindo assim as trajetórias mais negativas, nomeadamente de agressividade, com fortes implicações para o insucesso e abandono escolar (CNE, 2015).

Neste contexto, este curso visa dotar os participantes de uma grelha de leitura dos problemas de comportamento em contexto escolar e desenvolver competências/estratégias de gestão comportamental, assim como de gestão da comunicação e relação interpessoal entre os diferentes intervenientes da comunidade escolar (professor-aluno, professor-família, aluno-aluno). Serão assim trabalhadas temáticas relacionadas com a gestão comportamental dentro e fora da sala de aula, agressão entre pares e bullying e comunicação família-escola.

29.12.2016

Format: 2017-09-21