Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Aprender com os pares

Enquadramento da Ação

Grau: 
Formação Contínua
Regime: 
Pós-laboral
Escola: 
ESE - Escola Superior de Educação
Local: 
Viana do Castelo
Duração: 
25 horas; 1 crédito
N.º de vagas do curso: 
Mínimo - 10; Máximo - 25
Coordenador: 

Augusta Manso & Teresa Gonçalves

Modalidade de Formação: Curso de Formação
Registo de acreditação (CCPFC): CCPFC/ACC-87147/16

Existe um vasto corpo de conhecimentos baseado na investigação que evidencia a importância de abordagens de aprendizagem centradas na colaboração entre alunos (e.g., Johnson & Johnson, 1999).
Dentro destas têm merecido especial interesse as aprendizagens mediadas pelos pares (AMP), conceito abrangente que inclui a tutoria de pares e a aprendizagem cooperativa em pequenos grupos. Nestas abordagens o contexto social de sala de aula e a heterogeneidade do grupo-turma são encarados como um recurso para promover resultados académicos e não académicos. Com efeito, a investigação tem demonstrado os efeitos da AMP ao nível das aprendizagens (conhecimentos, competências e atitudes) e ao nível de resultados socio-emocionais, do autoconceito, motivação, comportamento, competências sociais, entre outros (ver revisões sobre os efeitos da AMP, e. g., Bessa & Fontaine, 2002; Ginsburg-Block, Rohrbeck & Fatuzzo, 2006;  Johnson et al., 1981).
A formação de professores nesta área permite alargar o leque das suas competências pedagógicas e didáticas, preparando-os para desenvolver abordagens ativas e centradas nos alunos em sala de aula, em alternativa ou em complemento de abordagens centradas no professor que continuam a ser predominantes no modelo de ensino tradicional. 

Última atualização: 
14.11.2017
 

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
Format: 2017-11-24
Format: 2017-11-24

Próximos Eventos