Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Exposição

Exposição no Navio Hospital Gil Eannes

Organização IPVC e Fundação Gil Eannes

“Memórias e Objetos” é o tema da Exposição que será inaugurada este sábado, dia 24 de novembro, às 11h00. O Navio Hospital Gil Eannes é o grande protagonista desta mostra que levou a Fundação Gil Eannes [FGE] e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESS-IPVC] a organizar esta iniciativa.

José Maria Costa, Presidente da FGE, Rui Teixeira, Presidente do IPVC, Mara Rocha, Diretora da ESS-IPVC, Barros Pereira e Manuel Videira Fernandes, ambos testemunhos de vivências no Navio Gil Eannes, marcarão presença na mesa de abertura.

“O Navio Hospital Gil Eannes é uma memória viva do apoio à frota bacalhoeira portuguesa e da assistência prestada aos respetivos pescadores nos mares do Atlântico Norte”, explica fonte da FGE. “Hoje, é considerado património cultural e afetivo da comunidade vianense e constitui-se como testemunho do nosso glorioso passado marítimo”, comenta ainda, justificando a realização desta Exposição.

Recorde-se que o Navio Hospital foiconstruído em 1955 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, constituindo a sua 15ª obra. “Preservar este património é uma preocupação da Fundação Gil Eannes pelo que, foi lançado o desafio à Escola Superior de Saúde do IPVC, de contribuir para a valorização de partes deste património, recuperando-o e adaptando-o à sua dimensão museológica”, explica Mara Rocha, Diretora daquela Escola Superior e Comissária da Exposição.

“Neste âmbito, em Julho de 2011, a Escola propôs-se desenvolver um projeto de requalificação do espaço referente à área hospitalar do navio tornando-o mais atrativo e acentuando o seu carácter de referência para a cidade” avançou ainda Mara Rocha.

Evocar “memórias e objetos” e eixos estruturantes do projeto é assim uma das principais finalidades desta mostra. “Para tal, serão utilizados todos os objetos originais existentes, e ainda, outros que venham a ser doados por instituições de saúde, com o objetivo de substituir os deteriorados ou extraviados, ao longo dos anos”, descreve Maria Adelina Correia, ex-Diretora da Escola Superior de Enfermagem (atual ESS-IPVC), também Comissária da Exposição.

No que concerne as memórias, Adelina Correia adianta que “serão traduzidas em testemunhos de quem viveu o Gil Eannes, nomeadamente, comandantes, médicos, enfermeiros, pescadores e no conhecimento obtido através de documentos existentes”.

“Nos bancos da Terra Nova, o Gil Eannes, considerado pelos nossos pescadores “A Misericórdia do Mar” e internacionalmente conhecido por “Navio Mãe da Frota Branca”, além das funções de navio hospital, distribuía correio, procedia a abastecimento em víveres, combustível, apetrechos de pesca e isco, e foi ainda, rebocador, salva-vidas e quebra-gelo”, relembram as Comissárias da Exposição.

“Memórias e Objetos” é uma Exposição aberta ao público em geral e estará patente até 06 de janeiro de 2013, das 09h às 17h30, incluindo aos fins de semana.

Última atualização: 
21.11.2012
 

Hiperligações

Imagens

Exposição no Navio Hospital Gil Eannes

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 
 
Format: 2017-07-22
Format: 2017-07-22

Próximos Eventos