Escolas Superiores Portais
ESEESAESTGESSESCEESDL MULTIMÉDIAINTERNACIONAL
Escola Superior de Educação
Escola Superior Agrária
Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Escola Superior de Saúde
Escola Superior de Ciências Empresariais
Escola Superior de Desporto e Lazer
SASOTICEMPREGO
 
   
 

Jornadas de Turismo

II Jornadas de Turismo

13, 14 e 15 junho

Ao longo de três dias a ESTG- IPVC acolhe as II Jornadas de Turismo, este ano dedicadas ao Património Cultural. Promover a discussão de temas relevantes da atualidade turística é o objetivo da iniciativa organizada pelo curso de Licenciatura em Turismo e pelo Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento do IPVC. Um vasto programa que vai passar por Guimarães e que vai juntar renomados especialistas do setor.

As jornadas vão decorrer ao longo de 3 dias, dois dos quais (13 e 15) irão desenrolar-se no Auditório Francisco Sampaio da ESTG-IPVC, em Viana do Castelo, e um em Guimarães, no Auditório da Fraterna, situado num edifício recuperado do Complexo de Couros, na zona histórica da cidade, onde, a convite da autarquia, decorrem as sessões do dia 14, durante o período da manhã.

Do programa destaque para as questões relativas à crescente oferta de Alojamento Local e as implicações para a Gestão dos Centros Históricos; a Acessibilidade Universal e Mobilidade como fatores de competitividade dos destinos turísticos; a Gastronomia como valor cultural e ativo turístico relevante na região do Minho; e as oportunidades e desafios atuais para o desenvolvimento turístico em meios rurais e naturais. Temáticas que foram trabalhadas pelos alunos do 3.º ano da Licenciatura de Turismo cujos projetos serão apresentados durante o decorrer das jornadas.

A primeira sessão é dedicada às Rotas Culturais do Conselho da Europa e às oportunidades que estas geram para o Turismo e economias locais, sendo organizada em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. Carla Gomes apresentará o projeto internacional CultRing (www.interregeurope.eu/cult.ring), e os resultados preliminares do diagnóstico dos Caminhos de Santiago, com vista à certificação dos mesmos como Rotas Culturais. O painel conta ainda com a participação de Sérgio Celestino, representante do projeto CultRing em Itália, que apresentará o caso da Via Francigena (região de Roma), como exemplo de Rota Cultural e os impactos da mesma no desenvolvimento local. Um grupo de alunos finalistas do curso de Turismo da ESTG-IPVC terá a oportunidade de apresentar o projeto “Os Caminhos de Santiago do Alto Minho: oportunidades para a Economia Local”.

Ao final da manhã falar-se-á de “Gastronomia e Turismo”. Carlos Fernandes, Coordenador da Licenciatura de Turismo do IPVC, abordará o tema “Minho, Região Europeia da Gastronomia, balanço e perspetivas futuras”, seguindo-se a apresentação do “Centro de Formação para a Gastronomia” (Ponte de Lima), um projeto desenvolvido por alunos do 3.º ano da licenciatura de Turismo.

“Turismo e Cultura” é o tema que abrirá a parte da tarde do dia 13. A primeira intervenção intitulada “Dealing with Success – diversification of the product in historic cities and centres” estará a cargo de Vincent Zammit, Guia Turístico na empresa Flimkien Ghal Ambjent Ahjar, em Malta. Segue-se a apresentação do projeto “Programas Culturais no Minho para o mercado de Malta”, desenvolvido por alunos finalistas do curso de Turismo do IPVC.

“Turismo (e Cultura): Mobilidade e Acessibilidade” encerrará os trabalhos do primeiro dia um painel que que pretende sensibilizar para a importância das melhorias de acessibilidade no Turismo. Serão apresentados dois projetos desenvolvidos por alunos do curso de Turismo, que procuram combater a exclusão: Bike Moving (Esposende) e Turismo para Todos em Viana do Castelo.

O programa do dia 14, quinta-feira, que terá lugar na cidade de Guimarães, contempla o debate de temas relacionados com o desenvolvimento turístico dos Centros Históricos. Na sessão de abertura estarão presentes a Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Sónia Ferreira, e o Coordenador da Licenciatura de Turismo doIPVC, Carlos Fernandes.

Na sexta-feira, último dia destas jornadas, a abertura contará com as intervenções do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Tiago Cunha, e da Docente da Unidade Curricular de Projeto em Turismo do IPVC, Goretti Silva.

“Turismo em Espaços Rurais e Naturais”, será mais um dos temas em discussão que conta com a participação de Rafael Machado, docente do IPVC, que irá falar sobre os desafios do Turismo em espaços rurais e naturais.

As jornadas terminam com um painel dedicado ao setor do Turismo de Saúde e Bem-Estar, moderado por Carla Melo, docente do Instituto Politécnico de Portalegre, que dará uma palestra sobre as “Tendências do Turismo de Saúde e Bem-Estar”. Os projetos Healing Retreat (Estarreja), EcoSana Resort & Spa (Paredes de Coura) e Nature Flats (Paredes de Coura), estarão ainda em debate, procurando refletir sobre o aproveitamento de oportunidades locais no setor do Turismo de Saúde e Bem-Estar.

A sessão de abertura do primeiro dia das jornadas, que acontece na quarta-feira, em Viana do Castelo, será presidida pelo Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Diretora da ESTG-IPVC, Joana Santos, e do Coordenador da Licenciatura de Turismo da ESTG-IPVC, Carlos Fernandes.

Última atualização: 
13.06.2018
 

Hiperligações

Download

Imagens

II Jornadas de Turismo

Partilhar

 
 
 
 
 
 
 

Em destaque

EM AGENDA

D S T Q Q S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
Format: 2019-10-17
Format: 2019-10-17

Próximos Eventos