Academia júnior do Egolias promoveu workshops práticos para os mais novos
O objetivo foi o de despertar a capacidade de analisar criticamente os produtos existentes e de imaginar os do futuro, numa perspetiva de antecipar os atributos de uma parte significativa dos objetos quotidianos que serão usados em idade adulta. Foi este o desafio que os organizadores do Egolias – atelier de saúde para as férias de Verão – lançaram a duas dezenas de crianças entre os 10 e 11 anos.
“A identificação e definição de problemas do design, desencadeia o processo de criação que se inicia com o desenvolvimento de atividades de geração de ideias”, explicou um dos professores envolvidos no workshop. E depois do desafio lançado juntou-se a enorme vontade de dar asas à criatividade por parte dos mais novos. “A representação dessas ideias foi feita através do desenho, sendo um momento que remete para a visualização da forma/função da solução do produto”. Seguiu-se a atividade de construção de maquetes, ou seja, a reprodução em tamanho reduzido de um produto e, por fim, a construção de um protótipo.
No final foi altura de brincarem com a imagem digital numa sessão fotográfica em que os autores interagiram com os produtos criados demonstrando as boas relações que estes podem estabelecer.
O Egolias, atelier de saúde para as férias de verão é organizado pela Essência Mais, com o apoio do Politécnico de Viana, através da sua Academia Júnior e da sua Escola Superior de Saúde, da Câmara Municipal de Viana e ainda do IPDJ.