Prémio Ecotrophelia

Ciência e Tecnologia alimentar arrecada prémios

Politécnico de Viana conquista prémios Ecotrophelia Portugal 2017 com projetos na área alimentar

Duas equipas constituídas por estudantes do 3º ano do Curso de Licenciatura de Ciência e Tecnologia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, (ESTG-IPVC) arrecadaram o primeiro e terceiro lugar do prémio Ecotrophelia Portugal 2017. A cerimónia de entrega de Prémios do Ecotrophelia Portugal 2017, uma competição inédita em Portugal, decorreu na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

O projeto vencedor (Salamar) foi defendido pela equipa “As Vianenses” apresentou-se com um salame do mar, uma alternativa saudável à charcutaria Portuguesa, constituído por peixe capturado nas águas frias do Atlântico e por legumes frescos. A equipa vencedora, a Salamar, vai representar Portugal na competição europeia e arrecadou um prémio no valor de 2.000€, juntamente com 2.000€ em serviços de consultoria fornecidos pela Market Access.  A equipa do Politécnico de Viana prepara-se já para o próximo passo, ou seja, a representação nacional em Londres, no Ecotrophelia Europa, a 21 e 22 de novembro, na Food Matters Live.

Para além do primeiro lugar o Politécnico de Viana do Castelo arrecadou a terceira posição com o projeto Alpha Roba. As estudantes apresentaram-se na competição com um creme de culinária inovador 100% vegetal que confere uma textura cremosa ao prato sem gordura adicional. Uma fonte proteica preparada apenas com ingredientes portugueses sustentáveis.

O Prémio Ecotrophelia Portugal 2017 é coorganizado pela PortugalFoods e pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) e pretende premiar produtos alimentares eco-inovadores desenvolvidos por equipas de estudantes universitários que se revelem empreendedoras no setor agroalimentar.

No término desta primeira edição, Portugal junta-se aos restantes 15 países que já realizam esta competição de inovação alimentar, reunindo estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor. O próximo passo é a representação nacional em Londres, no Ecotrophelia Europa, a 21 e 22 de novembro, na Food Matters Live.

18.09.2017

Format: 2017-12-12